top of page
  • Instagram

Visite a África

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 27 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Seja bem-vindo ao Continente Africano! Um lugar único que também é conhecido como o Berço de toda a Humanidade

Um Continente com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas e com uma natureza pulsante, início de tudo e que merece um olhar da humanidade no sentido de promover a preservação desse que é o grande ecossistema natural que resta intocado e que tem grande importância na evolução humana.

Vamos apresentar o Continente por meio dos seus pontos cardeais, começando pelo Norte que apresenta um número de Países que têm em comum a presença do Grande Deserto do Saara que pode ser apreciado em mais de 10 países Africanos: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Sudão, Tunísia e Saara Ocidental, lugar que apresenta uma característica única e que tem um papel de apresentar a resiliência dos povos que o habitam e que nos mostram como seguir adiante face às mais extremas condições da Natureza.

Seguimos nosso tour, dessa vez por um dos maiores rios do mundo e o maior em extensão no Continente Africano, que é o Rio Nilo. Esse rio tem nas suas margens, as histórias das grandes civilizações da terra, que nos remetem a formação das culturas do mundo como ele é hoje, com influência nas artes, na arquitetura, nas letras, através dos povos que habitam às margens desse Rio, uma fonte inesgotável de recursos e que abrange os países: Burundi, Egito, Etiópia, Quênia, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda. Em cada um desses países, uma apresentação singular do grande Rio Nilo.

Ali ainda na Região temos o Egito, com suas pirâmides, com foco no turismo, é um país que apresenta uma das grandes civilizações do mundo e que tem se reinventado para receber turistas de todo o mundo, ofertando um vasto número de opções como a passagem pela história dos seus Faraós, o desenvolvimento das artes e letras, com o acervo da Biblioteca de Alexandria, entre outros. Estamos certos de que só esse destino mereceria mais atenção mas, devemos prosseguir nessa visita as demais regiões desse interessante Continente.

Indo ao Leste do Continente, encontramos a Etiópia, que é a sede da União Africana, instituição que engloba as decisões políticas e comerciais dos 55 Países Africanos e na qual a unidade Africana é discutida e planejada na busca de uma visão convergente, uma magnífica e moderna construção e que nos apresenta, no país, o grande contraste que existe entre a história atual e ancestral com as construções dos mais antigos templos, de arquitetura muito avançada para o tempo em que foram criados, bem como o fóssil humano mais antigo da história, Lucy, no Museu Nacional da Etiópia.

Destacando ainda nessa região, a maior montanha do Continente, o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que é também o local de Grande Migração, maior migração de mamíferos no mundo. Assim, sendo nessa região temos grandes reservas para preservação das espécies e países como o Quênia, possuem estrutura de visitação e Safaris.

Mudando a rota para o Oeste, encontramos o Arquipélago de Cabo Verde que é a parte mais próxima do Brasil com a África, com sua rede hoteleira global por apresentar praias paradisíacas e um povo muito amistoso, passando por Costa do Marfim onde encontramos mais uma vez a modernidade em sua Capital econômica e também de arquitetura ímpar. Nessa região e mais ao centro encontramos a grande Nação da Nigéria que tem uma população de mais de 200 milhões de habitantes, sendo assim a maior nação do Continente e também grande produtor de petróleo, com uma vasta produção de cinema, Nollywood, e crescimento que pode ser visto nas cidades do País.

Por fim, já estamos nos dirigindo mais ao Sul do Continente e terminando essa breve viagem com destaques ao Deserto do Namibe, que compreende Angola e Namíbia e uma árvore que nos acompanha em todo esse trajeto é o Baobá, que ao longo da flora africana apresenta os mais variados contornos e que significa vida para a grande parte das culturas Africanas, por ser alimento, abrigo e medicamento para muitos povos. Terminamos nossa viagem no extremo do Continente, a África do Sul, uma das maiores economias do Continente, com destinos deslumbrantes e nação daquele que é considerado o grande líder Africano, Nelson Mandela, que é retratado em muitos pontos turísticos do país e do Continente.

A AfroChamber vem há mais de 51 anos apresentando a África como destino de negócios, mais também um grande destino de turismo, sempre baseada na filosofia Ubuntu, que dentre outras coisas, significa que a minha humanidade depende da sua. Visite a África e tenha o seu olhar transformado!





Ira Lauren

Jornalista Correspondente do Estado de São Paulo, filiada FEBTUR-PB

Comments


bottom of page