top of page
Foto do escritorRevista de Turismo PB

SÃO GONÇALO DO AMARANTE NA ROTA DO TURISMO RELIGIOSO


Na segunda feira (03/10), foi comemorado mais um evento turístico cultural e religioso atinente aos Mártires de Cunhaú (Canguaretama) e Uruaçu (São Gonçalo do Amarante), importantes municípios do Rio Grande do Norte que estão inseridos na Rota do Turismo Religioso do Brasil.

O município de São Gonçalo do Amarante desfruta do prestígio de diversas celebrações religiosas. O período de 07 a 10 do mês de janeiro as festividades são tributas ao Padroeiro São Gonçalo; no dia 03 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, de acordo com a Lei Nº 8.913/2006, e no dia 28 de outubro o evento religioso é literalmente dedicado a São Benedito. São Gonçalo do Amarante tem dois poderosos padroeiros para fortalecer o seu turismo religioso, e no dia 09 de dezembro, em Regomoleiro I, é festivamente celebrada a data de Nossa Senhora da Conceição.

A cultura religiosa de São Gonçalo do Amarante e Canguaretama está ligada aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, conhecidos como Protomártires do Brasil, este é o título dado aos cristãos martirizados nos dois municípios nos idos de 1645, em decorrência das invasões holandesas no Brasil. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos e 30 vítimas foram beatificadas pelo Papa João Paulo II que visitou Natal (RN)..


OS MASSACRES PRATICADOS PELOS HOLANDESES


O primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias (foto-Google), no Engenho de Cunhaú (o primeiro edificado no Rio Grande do Norte), em Canguaretama, e é considerado um dos mais trágicos da Igreja Católica no Brasil. O segundo em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante, divisa com Natal a capital Espacial do Brasil. Tudo começou quando os holandeses tomaram a iniciativa de invadir o Nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda. O Padre André de Soveral começa a cerimônia religiosa e após o momento da elevação do Corpo e Sangue de Cristo, as portas da capela foram fechadas, dando-se início a violência ordenada pelo alemão Jacob Rabbi.


O SEGUNDO MASSACRE FOI EM SÃO GONÇALO


O segundo massacre de Uruaçu (São Gonçalo do Amarante) aconteceu no dia 3 de outubro de 1645, três meses depois do ocorrido em Cunhaú, ambos a mando do alemão e calvinista Jacob Rabbi, a serviço do governo da Holanda. Após o primeiro massacre, o medo se espalhou pela Capitania. Receosa, a população tinha medo que novos ataques acontecessem.

Segundo a história, no segundo massacre, as tropas holandesas usaram mais crueldade. Fecharam as portas da igreja e os fiéis foram mortos ferozmente. As vítimas tiveram as línguas arrancadas para que não fossem proferidas orações católicas, e tiveram braços e pernas decepados; crianças foram partidas ao meio e degoladas. O celebrante da missa, o padre Ambrósio Francisco Ferro, foi torturado. O camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado. E, ainda vivo, exclamou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.


BEATIFICAÇÃO E MONUMENTO DOS MÁRTIRES



Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998, o Papa João Paulo II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano (Itália) no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo Papa João Paulo II.

Em homenagem ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo aonde ocorreu o martírio, denominado ‘Monumento aos Mártires’ - projeto do arquiteto Francisco Soares Junior (ex-Secretário de Turismo de Natal), e foi inaugurado no dia 05 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais. O Capelão do monumento é o Padre Antônio Murilo de Paiva (atual Presidente do Conselho

Deliberativo do ABC Futebol Clube). O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Daniel de Paiva proporciona todas as condições para que as festividades sejam coradas de pleno êxito em Uruaçu, ele planeja melhorar a infra estrutura do local para que os fieis e osw turistas tenham melhor conforto.









Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fatos

Comments


bottom of page