top of page
  • Instagram

SÃO GONÇALO DO AMARANTE CONSOLIDA A ROTA DO TURISMO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 25 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura


O Ministro Rogério Marinho anunciou na manhã da quarta-feira (19/1/22), na prestigiada solenidade realizada na Capela dos Santos Mártires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante Rio Grande do Norte, que o Governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro, através do Ministério do Desenvolvimento Regional destinou R$ 40 milhões para a edificação da importante ponte sobre o Rio jundiaí na localidade Uruaçu ligando ao município de Natal. A obra com certeza vai facilitar, e muito, a trafegabilidade entre Natal, São Gonçalo do Amarante, os municípios circunvizinhos como Macaíba, Parnamirim, Extremoz, Ceara-Mirim, e principalmente com o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves que está situado no município e São Gonçalo.


CONSOLIDANDO O TURISMO RELIGIOSO

O potiguar Ministro Rogério Marinho juntamente com “le grand” Presidente Jair Messias Bolsonaro (ambos realizando histórica e positiva gestão voltada exclusivamente para o desenvolvimento do Brasil), tem o apoio do Presidente Bolsonaro para alavancar as obras por esse Brasil a fora

A cerimônia realizada a partir dás 9 horas da manhã na Igreja dos Santos Mártires em Uruaçu foi prestigiada pelos Deputados Federais João Maia e Benes Leocádio parlamentares que trabalharam junto ao Ministro Rogério Marinho para assegura a verba federal destinada exclusivamente na edificação da ponte de Uruaçu. O Prefeito Paulo Emídio, popularmente conhecido e estimado pela população de São Gonçalo do Amarante como Paulinho, Dom Jaime Vieira Rocha – Cardeal Arcebispo Metropolitano de Natal, Padre Murilo, a vereadora Valda Siqueira que é a ínclita Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante e os vereadores Raimundo Nonato de Queiroz, Raimundo Mendes, Getúlio Maciel, Geraldo Veríssimo, Nazareno Tavares, Elaine Dantas e Aninha Siqueira, além de vereadores e prefeitos de outros municípios marcaram presença no evento.


São Gonçalo do Amarante linda e hospitaleira, atrativo turístico potiguar

“Esse é um significativo recurso federal para ser investido no município de São Gonçalo do Amarante e destinado a construção da ponte Uruaçu a Natal, e ´por outro lado fortalecendo e consolidando a indústria do turismo histórico, cultural e religioso de São Gonçalo, bem como facilitando a trafegabilidade do trânsito aos municípios circunvizinhos e principalmente ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves” sintetizou o Ministro Rogerio Marinho que foi aplaudido. Os recursos federais destinados exclusivamente para construção da ponte, foram empenhados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, e repassado a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante através da Caixa Econômica Federal.


SUPERANDO OS PROBLEMAS DE SAÚDE


Paulo Emídio popularmente conhecido com Paulinho, realizando exceltne gestão

O Prefeito Paulo Emídio foi o QAprimeiro orador da prestigiada cerimônia realizada na Igreja dos Mártires de Uruaçu; ele elogiou a força dos Deputados Federais João Maia e Benes Leocádio que juntos com o Ministro Rogério Marinho, não mediram esforços para locação da verba federal que será literalmente utilizada na construção da ponte. Muito emocionado o prefeito Paulinho destacou: “Agradeço os esforços e a especial atenção do Ministro Rogério Marinho no apoio do nosso projeto de edificação da ponte e do fortalecimento e a consolidação do turismo religioso. Agradeço também o apoio dos Deputados Federais João Maia e Benes Leocádio, de Dom Jaime Vieira Rocha e do Padre Murilo que sempre se dedicaram no apoio ao nosso projeto da construção da ponte.



Vagner Araújo atuante Secretário de Turismo de São Gonçalo do Amarante, já foi Secretário de Turismo de Natal

“Estou lutando para sobreviver, e tenho a certeza do amparo de Deus e dos Santos Mártires de Uruaçu na superação dos problemas da minha saúde (...)”, sinalizou o prefeito Paulinho, que também agradeceu o apoio da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, bem como dos setores empresariais. Dom Jaime e Padre Murilo usaram da palavra e destacaram a importância da construção da ponte, da recuperação da saúde do Prefeito Paulinho, e do melhoramento da infraestrutura em Uruaçu para fortalecer o turismo religioso. A futura ponte será edificada sobre o Rio Jundiaí (que se encontra com o Rio Potengi) em um “point” facilitando o acesso dos romeiros aos eventos religiosos atinentes aos Santos Mártires de Uruaçu.


BREVE HISTÓRICO DOS MÁRTIRES

Os Santos Mártires de Cunhaú Uruaçu ou Protomártires do Brasil é o título conferido pela Igreja Católica aos trinta católicos martirizados no interior da capitania do Rio Grande — cujo território daria origem à província do Rio Grande do Norte e posteriormente elevado à categoria de Estado.

Os 30 mártires (25 homens e 5 mulheres) foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000 e canonizados pelo Papa Francisco no dia 15 de outubro de 2017 e desde então são considerados santos

No dia 03 de outubro, a Igreja Católica celebra efusivamente a Memória dos Protomártires do Brasil: os Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos, Mártires, brutalmente trucidados pelos invasores holandeses e índios a eles associados nos idos de 1645.

Os chamados Santos Mártires eram religiosos e moradores das duas cidades (Canguaretama e São Gonçalo do Amarante) foram assassinados por tropas holandesas no ano de 1645, após se recusarem a abandonar o catolicismo.







Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page