SÃO GONÇALO DO AMARANTE CONSOLIDA A ROTA DO TURISMO HISTÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO
- Revista de Turismo PB
- 25 de jan. de 2022
- 3 min de leitura

O Ministro Rogério Marinho anunciou na manhã da quarta-feira (19/1/22), na prestigiada solenidade realizada na Capela dos Santos Mártires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante Rio Grande do Norte, que o Governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro, através do Ministério do Desenvolvimento Regional destinou R$ 40 milhões para a edificação da importante ponte sobre o Rio jundiaí na localidade Uruaçu ligando ao município de Natal. A obra com certeza vai facilitar, e muito, a trafegabilidade entre Natal, São Gonçalo do Amarante, os municípios circunvizinhos como Macaíba, Parnamirim, Extremoz, Ceara-Mirim, e principalmente com o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves que está situado no município e São Gonçalo.
CONSOLIDANDO O TURISMO RELIGIOSO

A cerimônia realizada a partir dás 9 horas da manhã na Igreja dos Santos Mártires em Uruaçu foi prestigiada pelos Deputados Federais João Maia e Benes Leocádio parlamentares que trabalharam junto ao Ministro Rogério Marinho para assegura a verba federal destinada exclusivamente na edificação da ponte de Uruaçu. O Prefeito Paulo Emídio, popularmente conhecido e estimado pela população de São Gonçalo do Amarante como Paulinho, Dom Jaime Vieira Rocha – Cardeal Arcebispo Metropolitano de Natal, Padre Murilo, a vereadora Valda Siqueira que é a ínclita Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante e os vereadores Raimundo Nonato de Queiroz, Raimundo Mendes, Getúlio Maciel, Geraldo Veríssimo, Nazareno Tavares, Elaine Dantas e Aninha Siqueira, além de vereadores e prefeitos de outros municípios marcaram presença no evento.

“Esse é um significativo recurso federal para ser investido no município de São Gonçalo do Amarante e destinado a construção da ponte Uruaçu a Natal, e ´por outro lado fortalecendo e consolidando a indústria do turismo histórico, cultural e religioso de São Gonçalo, bem como facilitando a trafegabilidade do trânsito aos municípios circunvizinhos e principalmente ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves” sintetizou o Ministro Rogerio Marinho que foi aplaudido. Os recursos federais destinados exclusivamente para construção da ponte, foram empenhados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, e repassado a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante através da Caixa Econômica Federal.
SUPERANDO OS PROBLEMAS DE SAÚDE

O Prefeito Paulo Emídio foi o QAprimeiro orador da prestigiada cerimônia realizada na Igreja dos Mártires de Uruaçu; ele elogiou a força dos Deputados Federais João Maia e Benes Leocádio que juntos com o Ministro Rogério Marinho, não mediram esforços para locação da verba federal que será literalmente utilizada na construção da ponte. Muito emocionado o prefeito Paulinho destacou: “Agradeço os esforços e a especial atenção do Ministro Rogério Marinho no apoio do nosso projeto de edificação da ponte e do fortalecimento e a consolidação do turismo religioso. Agradeço também o apoio dos Deputados Federais João Maia e Benes Leocádio, de Dom Jaime Vieira Rocha e do Padre Murilo que sempre se dedicaram no apoio ao nosso projeto da construção da ponte.

“Estou lutando para sobreviver, e tenho a certeza do amparo de Deus e dos Santos Mártires de Uruaçu na superação dos problemas da minha saúde (...)”, sinalizou o prefeito Paulinho, que também agradeceu o apoio da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, bem como dos setores empresariais. Dom Jaime e Padre Murilo usaram da palavra e destacaram a importância da construção da ponte, da recuperação da saúde do Prefeito Paulinho, e do melhoramento da infraestrutura em Uruaçu para fortalecer o turismo religioso. A futura ponte será edificada sobre o Rio Jundiaí (que se encontra com o Rio Potengi) em um “point” facilitando o acesso dos romeiros aos eventos religiosos atinentes aos Santos Mártires de Uruaçu.
BREVE HISTÓRICO DOS MÁRTIRES

Os Santos Mártires de Cunhaú Uruaçu ou Protomártires do Brasil é o título conferido pela Igreja Católica aos trinta católicos martirizados no interior da capitania do Rio Grande — cujo território daria origem à província do Rio Grande do Norte e posteriormente elevado à categoria de Estado.
Os 30 mártires (25 homens e 5 mulheres) foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000 e canonizados pelo Papa Francisco no dia 15 de outubro de 2017 e desde então são considerados santos
No dia 03 de outubro, a Igreja Católica celebra efusivamente a Memória dos Protomártires do Brasil: os Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos, Mártires, brutalmente trucidados pelos invasores holandeses e índios a eles associados nos idos de 1645.
Os chamados Santos Mártires eram religiosos e moradores das duas cidades (Canguaretama e São Gonçalo do Amarante) foram assassinados por tropas holandesas no ano de 1645, após se recusarem a abandonar o catolicismo.
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN
Comments