A Romaria de Nossa Senhora da Penha exalta a fé e a devoção dos fies á santidade e as virtudes da magnifica Santa, lembrada em todo Brasil. Aqui na Paraíba, o evento religioso popularmente designado como “Romaria da Penha, já faz parte de nosso calendário turístico-religioso.
Tradicionalmente, reúne 500 mil pessoas que percorrem, em orações e cânticos, velas acesas e imagens da Santa, 14 quilômetros de ruas, em demonstração de intensa e rara espiritualidade.
Neste ano, a Romaria vivi seu 261 ano, em que a religiosidade popular, exerce com força, a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fies.
As centenas de milhares de pessoas da capital paraibana João Pessoa, e outros municípios da Paraíba, a partir das 10 horas fazem um percurso que se inicia na igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, e segue pela avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira.
Ciro de Nazaré - 1793; Belém do Para - 231 anos
Lavagem do Bonfim, desde 1754 - 270 anos
A comunidade cristã se prepara para 261ª edição da tradicional Romaria da Penha. Esse evento religioso reúne milhares de pessoas, onde os fieis, saem da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da cidade, e seguem pela Avenida Dom Pedro II, percorrendo as principais avenidas da capital paraibana.
Além da procissão, a festa será composta por nove noites de celebrações eucarísticas, com a participação de padres da Arquidiocese da Paraíba e convidados especiais. Entre os destaques, estão a presença de Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, e Dom Paulo Jackson, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, que presidirão missas ao longo da programação.
Já no dia da grande romaria, Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba, presidirá a missa campal, na madrugada de sábado para domingo, momento aguardado por milhares de devotos.
A Procissão da Penha, reúne centenas de pessoas ligadas pela fé, e se consolida como um dos principais atrativos religiosos do Nordeste.
Programação da 261ª Festa de Nossa Senhora da Penha
16 de novembro
19h – Solenidade de Abertura da 261ª Festa de Nossa Senhora da Penha: Hasteamento da bandeira, seguido de procissão pelo bairro, conduzindo a imagem.
Comments