PERSONALIDADE EM DESTAQUEFEBTUR REALIZARÁ SEU I CONGRESSO NACIONAL DE TURISMO EM SALVADOR, BAHIA
- Revista de Turismo PB
- 28 de mar. de 2023
- 4 min de leitura


Depois de decidir Salvador, Bahia, como cidade sede do I Congresso nos dias 1, 2 e 3 de junho próximo na Casa do Comércio, a diretoria da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur) escolheu a marca do evento e o tema central: “A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras”.
Um ano depois de ser criada em Alter do Chão, Santarém, Pará, com cinco associações afiliadas devidamente regulamentadas, três em formação e mais de 100 associados, a Febtur espera receber em torno de 120 jornalistas especializados em turismo do Brasil e de outros países para discutirem temas que remetem à comunicação dessa atividade que assume papel cada vez mais importante no aspecto social e econômico do Brasil.

O TURISMO ESTÁ INSERIDO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Para o ínclito Jornalista Gorgônio Loureiro, Presidente Nacional da Febtur, “A comunicação do Turismo, deixa de ser um assunto de canto de página na revista ou jornal para assumir o protagonismo de um assunto de estado, já que a atividade do Turismo está na Constituição Brasileira, no Artigo 180, como uma atividade de estado, mas ela não é tratada com esta importância pelos governantes”. Será com este olhar que a Febtur vai tratar a comunicação que é feita para o turismo no País.

RESSIGNIFICANDO A IMPORTÂNCIA E A FORÇA DO TURISMO
Para a jornalista Heloísa Braga, Presidente da Febtur Bahia e anfitriã do evento, o I Congresso da Febtur inicia para os profissionais de comunicação especializados no turismo, um novo momento, ressignificando a importância e a força que tem o segmento da comunicação de destinos, produtos e serviços. “Para a Bahia, é a oportunidade de mostrar ‘in loco’ toda a sua potencialidade aos profissionais especializados na divulgação turística, de ser propaganda para inúmeros mercados e, por consequência, contribuir para o aumento de fluxo de visitantes nacionais e internacionais. Um marco histórico, uma nova era para a comunicação voltada para o turismo”, completa.

MINISTRA DO TURISMO CONFIRMOU PRESENÇA
A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, já confirmou presença na abertura do Congresso. Outros nomes importantes do setor, nacionais e internacionais, estão recebendo convite para participarem como palestrantes, enquanto a Febtur Bahia, anfitriã e organizadora local do Congresso elabora a programação técnica e social, para que os participantes desfrutem o máximo da hospitalidade baiana e das atratividades que a cidade oferece aos seus visitantes. Com certeza será três balados dias de atividades técnicas, com palestras, mesa redonda, reunião de trabalho da entidade e visitas sociais aos pontos turísticos.

O IMPORTANTE APOIO DAS ENTIDADES BAHIANAS
O I Congresso da Febtur tem o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/BA), da Prefeitura de Salvador, com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult/Salvador), do Sebrae/BA, da Fecomércio/BA, do Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), do Salvador Destination e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/BA). Será o mais importante evento da indústria turística brasileira, sob a significativa chancela do renomado jornalista Gorgônio Loureiro – o Panda do Turismo do Brasil -, e sua laboriosa equipe de profissionais atinentes aos labores turísticos, está atinada para a supimpa realização do evento, que com certeza, será de retumbante sucesso. Se preparem, pois o ACARAJÉ JÁ ESTÁ FRITANDO!

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
E HISTÓRICAS
A hospitaleira e histórica Salvador, Bahia, sempre é citada lembrada por sediar grandiosos carnavais de rua do Brasil e além das fronteiras brasileiras. Salvador oferece muito mais do que as festividades momescas, pois a sua histórica trajetória dentro do contexto do Brasil é simplesmente maravilhosa. Turistas nacionais e internacionais (e os nativos) se deslumbram pelas avenidas coloridas, pelo contentamento do povo baiano, e pela apetitosa gastronomia regional.
Fundada pelos lusitanos nos idos de 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil; suas edificações centenárias e históricas, os seus passeios turísticos pelo centro da cidade, pelos rios e praias são deslumbrantes. Salvador é a rota da beleza, da alegria, da hospitalidade da generosidade da sua maravilhosa gente que proporciona aos turistas uma imersão cultural e histórica pela maior metrópole do Nordeste.
“Points” como o Pelourinho, Farol da Barra, o Convento do Carmo, a Fundação Casa de Jorge Amado situada no Largo do Pelourinho, o Elevador Lacerda (cartão postal de Salvador e um dos pontos turísticos mais visitados da Bahia), Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Monumento da Cruz Caída estão na rota preferencial dos turistas.

NA ROTA DO TURISMO HISTÓRICO RELIGIOSO DA BAHIA
Batizado de “Os Caminhos da Fé na Cidade de Salvador”, o circuito desenvolvido em parceria com a Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador inclui igrejas, mosteiros, conventos e santuários da capital, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer a arte sacra e a história por trás de cada espaço. A ocasião foi marcada também pela abertura da exposição “Dulce, um pingo de amor”, em homenagem a Santa Dulce dos Pobres. O turismo religioso no Brasil movimenta mais milhões de pessoas por ano, incrementando o fortalecimento da economia. A Bahia é um dos principais polos de atração do turismo religioso católico do Brasil, mormente no Nordeste. Além de Salvador, o turismo religioso pelo interior da Bahia é muito significativo.
Os turistas poderão conhecer três circuitos, que foram pensados de acordo com a localização e a vocação de cada local:
ROTEIRO CARIDADE E FÉ inclui a Basílica Santuário Conceição da Praia, Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Mosteiro de Salvador, Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, Santuário de Santa Dulce dos Pobres, Basílica Santuário Senhor do Bonfim, Paróquia Nossa Senhora dos Mares, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Paróquia Nossa Senhora da Penha.
ROTEIRO ARTE E FÉ conta com o Mosteiro de São Bento, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Misericórdia, Centro Cultural Palácio Arquiepiscopal, Catedral Basílica de Salvador, Igreja de São Bento dos Clérigos, Igreja de São Domingos de Gusmão, Convento e Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem 3ª de São Francisco, Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja da Ordem 3ª do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Boqueirão e Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

ROTEIRO MOSTEIROS E CONVENTOS é possível conhecer o Convento de Nossa Senhora do Desterro e Devoção a Serva de Deus Vitória da Encarnação, Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana, Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos, Capela da Bem Aventurada Lindalva Justo, Igreja de São Raimundo, Igreja de São Pedro e Mosteiro de São Bento.
(Fonte/fotos: Jornal O Correio/Google).
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN
コメント