O RIO GRANDE DO NORTE TEM A MELHOR ALTA TEMPORADA QUE FORTALECE O TURISMO
- Revista de Turismo PB
- há 3 dias
- 3 min de leitura

A alta temporada de verão do Rio Grande do Norte, de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, contabilizou 670.4 mil passageiros no Aeroporto Internacional de Natal, apontando um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado e mostrando o melhor desempenho desde o início de 2020, sendo a segunda melhor alta temporada já registrada.

“Esses números reforçam a importância dos investimentos contínuos feitos pelo Governo do Rio Grande do Norte em infraestrutura, segurança e promoção turística. Nós temos hoje um dos estados mais seguros do Brasil, com boas estradas e estamos sempre observando as melhores oportunidades para divulgar nossas belezas e potencialidades econômicas”, comemora a Governadora Fátima Bezerra.
No segundo semestre de 2024, o Rio Grande do Norte retomou os índices turísticos de antes da pandemia, chegando a recordes como em setembro – o melhor mês já registrado desde 2014 – e outubro, o melhor dos últimos 9 anos, além de ter encerrado novembro de 2024 como o melhor desempenho no setor de Turismo do Brasil, registrando um crescimento expressivo de 19,1% em relação ao mesmo mês de 2023.

ANÁLISE DE MERCADOS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Para o Diretor-Presidente da EMPROTUR, Raoni Fernandes, os resultados alcançados mostram que a opção pelo desenvolvimento de um turismo mais qualificado, com multicanais, dentro de um ambiente tático, focado na inteligência comercial é o caminho certo.
“Análise de mercados e parcerias estratégicas. Essa é a receita que vem dando certo e que vamos continuar a usar. Aliado a isso, temos investido fortemente na capacitação de agentes de viagem, mostrando diretamente para quem vende pacotes turísticos, quais são as nossas belezas e diferenciais, destacando nossa sustentabilidade – com 100% de energia limpa e principais atrativos turísticos em Unidades de Conservação -, colocando o Rio Grande do Norte como o destino verde que é, e despertando o interesse dos turistas em conhecer nossas atrações turísticas e viver experiências únicas que oferecemos”, disse Raoni.

O TURISMO: IMPORTANTE GERADOR DE EMPREGOS
Marina Marinho, recém empossada no cargo de Secretária Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, reforça o compromisso do governo em alavancar o crescimento da indústria turística potiguar: “O turismo é uma das indústrias mais importantes do nosso estado e responsável por uma imensa cadeia de empregos e serviços. Então, quando a atividade turística cresce, aumenta a circulação do dinheiro e o desenvolvimento econômico para o nosso povo. E esse é o nosso objetivo: Melhorar a qualidade de vida dos potiguares.
MUNICIPIOS QUE SÃO OPÇÕES PARA OS TURISTAS
O Rio Grande do Norte sempre foi – e é tendo como meta Natal, um tradicional “point” do turismo de praia, preferencial dos turistas estrangeiros, com destaque a Praia de Ponta Negra, onde está o Morro do Careca. Com o decorrer do tempo, o turismo foi abrindo seu leque e conquistando a interiorização, se consolidando como importante destino do Turismo Religioso – exemplo: o município de Santa Cruz, onde está instalada a imagem de Santa Rita de Cássia – a maior deste vasto mundo; o turismo de Aventura, de Cultura, de Natureza; o turismo histórico com foco na Fortaleza dos Reis Magos; o turismo Espacial na Base de Lançamentos de Foguetes na Barreira do Inferno, onde está instalado o Museu Espacial, no município de Parnamirim; os passeios de buggyes pelas Dunas de Genipabu, no município de Extremoz; os Parrachos na praia de Maxaranguape; os municípios de Mossoró, Serra dos Martins, Patu, Pau dos ferros; Serrinha dos Pintos; Serra de São Bento, Touros, Montanhas (a Suíça da região do Agreste); Canguaretama com sua badalada Barra do Cunhaú; Baia Formosa; São Miguel do Gostoso; Tibau do Sul e a internacional praia de Pipa; Ceará Mirim, com o Roteiro dos Engenhos; os município de Nísia Floresta e São José do Mipibu, dentre outros oferecem aos turistas opções salutares de lazer. O TURISMO É ESTUDO, PLANEJAMENTO, CRIATIVIDADE E SUA POSTERIOR IMPLANTAÇÃO. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do RN/Liszt Madruga/Fotos Google)

Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN
Comments