O que nos falta?
- Revista de Turismo PB
- 4 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Jorge Rebelo do grupo Vila Galé
No I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, realizado pela FEBTUR, em Natal, no Rio Grande do Norte, dentre os vários palestrantes, foram muitos, um, em especial, prendeu a atenção da plateia. Tratava-se do Presidente do Grupo Vila Galé, senhor Jorge Rebelo, que discorreu sobre o turismo no Brasil, suas dificuldades e seus encantos. Dos encantos já sabemos. As dificuldades é que são muitas. Passagens aéreas caríssimas, malha viária precária, estradas ruins e por aí vai. Mesmo assim, o grupo não para de crescer no Brasil e em outros países. Seu primeiro hotel no Nordeste, foi instalado na praia do Futuro em Fortaleza em 2001, naquele tempo a praia do futuro ainda não era badalada, mesmo assim, eles acreditaram no seu potencial, hoje são dez unidades entre hoteis e resort, em nosso país. Mas, se vocês pensam que para por aí, estão enganados. Tem mais quatorze empreendimentos a serem instalados no Brasil, entre eles o Vila Galé Collection Amazônia, em Belém do Pará, que ocupará três galpões antigos, de 2.000m cada um, no Porto Futuro II, e a previsão é que seja inaugurado para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP 30, que será realizada em Belém em novembro de 2025. Se alguém tem dúvida do cumprimento do prazo estabelecido é porque não conhece a fama desse homem que atende pelo nome de Jorge Rebelo, determinação, coragem e muito, mas muito empreendedorismo.
E qual o segredo do sucesso do Grupo Vila Galé? Segundo o senhor Jorge, “Não devemos a ninguém e tudo que temos de rendimentos investimos em nossos negócios”. E que negócios?
O Vila Galé está presente em quase todo o Nordeste. Em alguns estados com mais de uma unidade. No Rio Grande do Norte, onde aconteceu o evento, tem o Vila Galé Touros e outro em construção.
Tenho acompanhar do a expansão do grupo pelo Brasil e em especial pelo Nordeste, o que muito me alegra, mas sinto muita tristeza e um pouco de inveja, quando não vejo nenhum investimento na minha Paraíba e nem pretensões do grupo em se instalar por aqui. João Pessoa é a bola da vez no turismo, mesmo assim os investimentos na área hoteleira ainda são precários. Não temos nenhum hotel com bandeira internacional.
O grupo Vila Galé prima pela história e a arte. Em João Pessoa temos um Centro Histórico amplo com cidade alta e cidade baixa e um acervo barroco de tirar o fôlego. Temos Rios e trens, como eles gostam, vide o Vila Galé Ópera, em Lisboa, e o Vila Galé Coimbra, o que está faltando para termos um também.
Ao término da palestra do senhor Jorge, lá no encontro, lhe fiz uma pergunta: O seu grupo está presente em todo o Nordeste, mas tem passado por cima da Paraíba. O que nos falta? Resposta: Os outros estados têm sido mais ágeis.
Precisa explicar?
Afra Soares
Comments