Junho é festa no Nordeste
A Paraíba já deu início aos preparativos para a maior festa popular brasileira, os trajes, as bandeirolas e uma boa dosagem de espirito festivo devem acompanhar os festeiros porque faz parte para quem quer participar desse mega e colorido evento.
Se preparem para o arrasta pé, ao som da sanfona, pandeiro e zabumba, instrumentos musicais característicos que simbolizam festas juninas. É bom lembrar que o Nordeste, é o berço dessas estrelas, cantores e compositores nesse estilo animado, criativo, poético. São famosas mundo a fora, algumas de nossas músicas, são interpretadas em vários países por finíssimas orquestras internacionais.
Mas, vamos as festas. Nesse período, início de inverno, é tempo de fartura, e o cardápio predominante nesse meado do ano é a base de milho, tempo onde o roçado flora em abundância; então vamos aproveitar a boa safra: cuscus, pamonha, canjica, bolo de milho, mungunzá e o milho assado e cozinhado. Todos esses pratos tem o queijo de coalho e o de manteiga acompanhando, e claro, uma boa pinga. Os churrasquinhos de queijo, carnes, também não faltam. Então, bora arrastar o pé?
As festas que outrora eram tradicionais como o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e também as festas de Bananeiras, acontecia com muito respeito as tradições, algumas delas, usavam o slogan 100% Forró; atualmente misturaram com a musica sertaneja e perderam totalmente o brilho da Festa tradicional. Hoje, quem quiser conhecer o que há de melhor em festa junina, tem que se programar para outras cidades como, Pilar, Ingá, Serra Redonda, Belém. No sertão há mistura de ritmo, mas, o forró predomina nos municípios de Patos, Itabaiana, Souza, onde se concentram a maior população.
Uma Observação: Recebi informações via Zap de duas artistas paraibanas, contestando a prefeitura de Campina Grande pelo valor oferecido de 800.00 (oitocentos reais) para cantarem no Parque do Povo, uma falta de respeito aos nossos artistas. Enquanto isso, os “sertanejos,” não sei porquê, o valor de cada apresentação é milionário, como é o caso dos municípios que aderiram ao estilo sertanejo.
Secretaria de Turismo de João Pessoa participa do Roadshow Nordeste
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, volta a colocar o pé na estrada para divulgar os principais roteiros da capital paraibana. Desta vez estará participando do Roadshow Nordeste, promovido pela PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), em parceria com a Masterop Operadora, e com a participação de 13 hotéis associados da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional (Paraíba). O roadshow começou na terça-feira (14), em Salvador (BA), e passou por Aracaju (SE). Maceió (AL), terminando sexta-feira (17), em Caruaru (PE). As prefeituras de Cabaceiras e Lucena integram a comitiva paraibana.
De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa, o roadshow reforça a tendência do turismo regional, um incentivo importante para que os turistas do Nordeste conheçam destinos da própria região, aproveitando a proximidade dos estados, o que permite um deslocamento por via terrestre, com melhor custo/benefício. “Esses roadshows têm resultados bastante positivos, pois se percebe um crescimento maior do fluxo de pessoas de outras cidades do Nordeste em João Pessoa”, pontuou o secretário.
Comments