Litoral Norte - Paraíba um Estado Encantador II
- Revista de Turismo PB
- 1 de ago. de 2024
- 3 min de leitura

Na edição anterior comentamos sobre a potencialidade turística de nosso Estado, onde destacamos os atrativos dos municípios da região do sertão. Agora vamos ao litoral norte.

Iniciando pelo município de Mataraca a 174 km da capital. A cidade tem uma população estimada em 8.345 habitantes. A área rural do município tem desenvolvido a agricultura como base econômica e a cana de açúcar predominando no contexto rural.
Os atrativos da cidade estão no litoral, praias belíssimas e enseadas fabulosas.
A praia Barra de Camaratuba é a mais atrativa. Quem pretende visitar o município com pretensão de pernoite, há pousadas, umas simples mas aconchegantes. A festa mais popular é a festa do padroeiro Bom Jesus, nos dias 23 a 31 de dezembro, e a Festa de São Sebastião, que acontece durante o mês de janeiro. Um destaque da cidade é a antiga cadeia, considerada a menor do Brasil com 36 m².
O município teve sua Fundação em 17/06/1961 e sua área;/ territorial é de 8 350 hab.
Baía da Traição, localizado entre os municípios de Mataraca e Lucena. O pequeno município, tem uma população de 8.955 habitantes. Quem chega a Baia de Traição percebe que de imediato que seus habitantes têm características indígenas, e ainda hoje, a maior parte do município é dentro da reserva dos potiguaras pertencentes à grande família tupi-guarani que habitava as grandes extensões de terra da região. Na cidade, o forte da Baía da Traição, embora desgastado pelo tempo, ainda guarda peças de artilharia. As praias são calmas com vários restaurantes à beira mar, servindo como prato principal os frutos do mar.
Lucena, um município localizado do outro lado do Rio Paraíba, com uma população de aproximadamente 13.200 pessoas, faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. O acesso ao município pode ser pela BR-230 ou por uma travessia de balsa desde o município de Cabedelo. Lucena oferece mais atrativos. Além das praias é a Igreja secular de Nossa Senhora da Guia que todos os anos no dia 2 de outubro, tem a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Guia, quando milhares de fiéis de todo o estado comparecem para missão religiosa.

Cabedelo: O município de Cabedelo é ligado a capital João Pessoa. Além de um grande comércio margeando a BR-230. É uma cidade equipada para turistas mais exigentes, com hotéis mais confortáveis e uma variada rede de restaurantes. Seu principal atrativo é a ilha de Areia Vermelha que surge apenas durante as marés baixas. Passeios de Jet Ski, de barcos escunas. Quem pretende contemplar o mais belo pores do sol do Brasil, ao som do Bolero de Ravel, tem na Praia de Jacaré a pedida certa.
Terminando o Tur em João Pessoa para admirar uma das cidades mais belas do Brasil com a receptividade que lhe é peculiar. Um passeio pela 4ª cidade antiga do Brasil, entre o centro e as praias, a avenida Epitácio Pessoa está na rota, é tida como uma das avenidas mais charmosas do país, bem arborizada e uma edificação de alto padrão arquitetônico agraciando o visual. Os prédios da orla marítima tem um padrão da altura, estabelecido por lei, em no máximo, 12,30m. Sem os espigões, as praias do Bessa ao Cabo Branco oferecem um conforto a mais para quem deseja curtir as praias. E por falar em sol, é aqui que o sol nasce primeiro
A gastronomia em todos esses municípios são a base de frutos do mar, com uma vantagem: na grande maioria, o produto é recém chegado da fonte. Os passeios são de tirar o folego, nossas praias são de boa balneabilidade e deixam uma segurança nos passeios, entre a cidade antiga e as praias.

Fernando Duarte
Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional
댓글