top of page
Foto do escritorRevista de Turismo PB

Liszt Madruga

MAXARANGUAPE IMPORTANTE

DESTINO TURÍSTICO DO

RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL


No dia 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome de Maxaranguape. O significado da denominação Maxaranguape é originário do tupi maracaiá-u (rio ou a bebida dos maracajás). Maracajá é o mesmo que “Jaguatirica”- gato do mato.

Nos idos do ano de 1666, quando foi realizada, na ribeira Maxaranguape, a cerimônia de posse de sesmaria concedida pelo então governador João Fernandes Vieira, representado pelo Padre Leonardo Tavares de Melo, então Vigário de Natal. A sesmaria era toda área entendida como devoluta entre os municípios de Ceará-Mirim e Touros.

O Distrito criado com a denominação de Barra de Maxaranguape pela lei estadual nº 884, de 12-11-1953, subordinado ao município de Touros. Em divisão territorial datada de 1-07-1955, o distrito de Barra de Maxaranguape, figura no município de Touros.


FATOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE MAXARANGUAPE

Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei Estadual nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome pomposo nome de Maxaranguape; antes denominado de Barra de Maxaranguape, fato ocorrido em 29-01-1959.

Em 1832, às margens do rio Maxaranguape, a existência do povoado era uma realidade, formada na maioria por pescadores e veranistas nativos e de outros lugares. Ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição surgiam moradias simples, escolas e casas de veraneio dos senhores de engenho do Vale do Ceará-Mirim. Dois fatores importantes para o crescimento do povoado foram a boa qualidade de suas terras e a fartura da pesca em águas dos rios e do mar. Por causa da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte no período de 1877 e 1879, grande número de sertanejos fugindo da estiagem deixaram suas terras de origem em busca de novos horizontes e chegaram ao vale fértil do Maxaranguape, onde se fixaram. Naqueles tempos da falta das chuvas, encontraram o oásis procurado nos prados de Maxaranguape..

Ali se fixaram na região de Maxaranguape, os novo moradores constituíram suas famílias, e se dedicaram as atividades agrícolas no plantio de sementes, e posteriormente colhendo frutos da terra e do mar e participando do engrandecimento da região banhada pelo rio perene que deságua no Atlântico, na formosa Barra de Maxaranguape. Em 17 de dezembro de 1958, através dum município com o nome e Maxaranguape, que fica distante de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, apenas 54 quilometros o acesso é pela BR 101. Em Maxaranguape os turistas desfrutam de ótimos restaurantes e bares que oferecem gastronomia nativa, nacional e internacional, passeios de bugyes, de lanchas, proporcionando aos visitantes o turismo histórico e cultural, de lazer, aventura e outras salutares opções. Venha viver MARAXANGAUEPE com seu povo literalmente hospitaleiro. (Fotos Canidé Soares, Nete Câmara, e Google).


PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE MAXARANGUAPE

PARRACHOS PRAIA CLUBE: complexo de lazer beira-mar com atrativos como piscinas, áreas exclusivas para day use, passeios de quadriciclo, catamarã, seabob (equipamento exclusivo no Brasil), mergulho livre, mergulho com cilindro e muito mais. Tudo isso acompanhado de um excelente restaurante. O grupo Parrachos é uma empresa familiar, tendo o início das suas operações no dia 01 de Janeiro de 2000.

O Castelo Cabo São Roque, fica localizado em Cabo de São Roque em Maxaranguapé litoral do estado do Rio Grande Do Norte. Nas proximidades do município temos uns dos pontos turísticos mais visitados do Brasil ‘As Dunas de Jacumã, a Lagoa de Pitangui, as Dunas de Genipabu, os Parrachos de Maracajaú e a Arvore do Amor. O Cabo de São Roque é o ponto mais próximo de toda a América do Sul ao continente africano. É o reino das Lagostas. Os estudiosos dizem que em Cabo de São Roque respira-se o Ar mais limpo do mundo depois da Antártida.







Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page