top of page
  • Instagram

GOVERNO DO RN RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE FORTALECER A INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 28 de fev.
  • 3 min de leitura

A reunião da IGR’s ocorreu no Centro de Convenções de Natal que está na rota da privatização
A reunião da IGR’s ocorreu no Centro de Convenções de Natal que está na rota da privatização

O governo do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Turismo (SETUR RN) realizou no dia 19 deste mês, o 4º Encontro das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Estado. O significativo evento aconteceu no Centro de Convenções de Natal com a abertura às 09 horas – encerramento às 17 horas, e reuniu representantes das onze regiões turísticas potiguares, além de gestores municipais, membros do trade turístico e parceiros institucionais.


Geoparque do Seridó, Morro do Cruzeiro no município de Currais Novos
Geoparque do Seridó, Morro do Cruzeiro no município de Currais Novos

O encontro teve como principal objetivo consolidar a política de regionalização do turismo e fortalecer as IGRs, que são fundamentais para a gestão descentralizada do setor turístico. No decorrer da reunião, foram debatidos importantes temas estratégicos para alavancar o turístico do Rio Grande do Norte, como governança e comunicação corporativa, a importância do CADASTUR no fortalecimento do turismo e a promoção turística nos destinos potiguares e alhures.


SEGURANÇA E ATRATIVOS TURÍSTICOS MUNICIPAIS

As límpidas águas de Maracajaú (Oceano atlântico) em Maxaranguape
As límpidas águas de Maracajaú (Oceano atlântico) em Maxaranguape

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, natural da Paraíba, reforçou o compromisso do governo com a interiorização da indústria turística em todas as regiões do estado, “(...) estamos ampliando o turismo de sol, mar, e promovendo a interiorização. Temos muitos outros atrativos: o turismo das serras, cavernas, a religiosidade, a cultura, a gastronomia, o Geoparque Seridó; estamos recuperando estradas e acessos importantes aos destinos como São Miguel do Gostoso, Pipa (Tibau do Sul), Serra de São Bento, Guamaré e Maxaranguape”. A chefe do executivo potiguar se referiu aos investimentos na segurança pública que reduziram literalmente a criminalidade e a violência.


As deslumbrantes dunas de Extremoz (praia de Genipabu) são os maravilhosos atrativos turísticos
As deslumbrantes dunas de Extremoz (praia de Genipabu) são os maravilhosos atrativos turísticos

Dados do Ministério da Defesa e Segurança Pública mostram que Natal foi a capital que mais reduziu a violência no Nordeste e a quarta em todo o país. Isto é resultado de investimentos e valorização de pessoal, renovamos 100% a frota de veículos do sistema segurança”, afirmou Fátima Bezerra, que destacou: “Existe investimento melhor que estrada e segurança para incentivar o turismo? Devemos celebrar as conquistas que incluem a cidade Natal a mais segura do Brasil, porque isto é bom para o nosso povo e para aqueles que nos visitam”.


O CRESCIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO TURISMO

Mossoró, terra de Santa Luzia significativo destino turístico religioso
Mossoró, terra de Santa Luzia significativo destino turístico religioso

A Secretária de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Marina Marinho afirmou a importância do encontro da IGRs para o crescimento e estruturação do setor no interior do Estado. “As Instâncias de Governança Regionais são fundamentais para a consolidação de uma política pública eficiente, pois nos permitem a construção de um turismo estruturado, integrado e focado no potencial de cada região. O turismo potiguar vai muito além do litoral, temos um imenso patrimônio histórico cultural, religioso e natural que precisa ser valorizado”, afirmou.


A IMPORTÂNCIA DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAIS

O município de Santa Cruz desfruta do privilégio de ter a estátua de Santa Rita de Cassia, a maior do mundo
O município de Santa Cruz desfruta do privilégio de ter a estátua de Santa Rita de Cassia, a maior do mundo

As IGRs desempenham papel estratégico e inovador ao representar a esfera pública. Constituem-se como espaços de articulação de atores públicos, privados, sociais e do terceiro setor que têm por objetivo a proposição, análise, coordenação e monitoramento de políticas, planos, projetos e ações na busca do desenvolvimento do turismo sustentável. O papel fundamental é reforçar a capacidade dos grupos para lidar com seus problemas e oportunidades, objetivos e metas, e mobilizar e gerenciar seus recursos.

A palestra de abertura foi feita por Bárbara de Sá Naves, Coordenadora Geral na Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, focando o tema Atualização da Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional de Turismo 2024 – 2027. O palestrante

Yago Crepaldi discorreu sobre “Cultura do Encantamento: Mentalidade Empreendedora em Transformar Clientes em Revendedores. Os demais expositores foram: Sâmela Soraya e Jonathan Grijó, “Governança e Comunicação Corporativa: Vendendo de Forma Escalonada. Fungetur e Outras Linhas de Crédito para o Turismo foi o tema feito por Márcia Maia. A Apresentação Aplicativo de Geolocalização Turística: Gnomon, teve como palestrante Alexandre Dantas. O presidente da Emprotur Raoni Fernandes, falou sobre Promoção Turística nos Destinos do RN. O tema A Importância do Cadastur para o Fortalecimento do Turismo na sua Região, a palestrante foi Graça Pessoa, Subcoordenadora de Cadastro, Classificação e Fiscalização da Setur RN. Encerrando o produtivo seminário, Mikaelly Barbosa, do Setor Técnico da Setur RN, falou sobre Oportunidades e Desafios na Elaboração de Projetos das IGRs no Rio Grande do Norte. O evento contou com palestras, almoço, degustação de produtos regionais e rodadas de experiências, nas quais os representantes das instâncias de governança compartilharam oportunidades e desafios na elaboração e execução das IGRs e das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e turístico do Rio Grande do Norte.








Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN

Comments


bottom of page