top of page
  • Instagram

Gastronomia: as cores e os sabores da Capital do Tocantins

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 5 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura


Rica em restaurantes e hotéis e cercada por serra e praias, a cidade de Palmas entra no roteiro dos amantes das boas viagens


l Seleucia Fontes

A escolha é sua: a) amanhecer na serra com o canto das aves, fazer trilha até uma cachoeira e, após um banho revigorante encontrar um almoço caseiro saboroso; b) aproveitar o pôr do Sol à beira do lago comendo um delicioso tucunaré ou costela de caranha frita, enquanto toma cerveja; c) escolher um bom restaurante para jantar, com uma carta de vinhos combinando com os pratos variados, ao som de boa música ao vivo. Seja qual for a sua preferência, você pode encontrar qualquer uma das opções em Palmas.

Perto de comemorar 33 anos de criação, no mês de maio, a Capital do Estado do Tocantins reúne serra com cachoeiras, cinco praias estruturadas com quiosques, restaurantes e bares para todos os paladares, além de uma rede hoteleira pronta para receber turistas. E após dois anos enfrentando muitas dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, os empresários do setor buscam recuperar o tempo perdido com dedicação e muitas delícias.

“Palmas possui restaurantes muito bons e com propostas variadas, comida caseira da melhor qualidade em Taquaruçu e ainda oferece passeios em flutuantes que são uma marca registrada da cidade”, resume o jornalista e publicitário baiano, presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), Gorgônio Loureiro, que esteve em Palmas e viu a possibilidade de levar à cidade um projeto em parceria com a revista especializada Sabores da Mesa.

A Capital mais jovem do País é um caldeirão cultural, com referências gastronômicas de todas as regiões brasileiras e pratos típicos que atraem e agradam muito ao paladar. A cidade oferece, desde quiosques nas cinco praias locais, onde reinam os peixes, passando pelas feiras livres com venda de comida pronta, como chambari (ossobuco em outras regiões) e buchada.

E, claro, é alta a incidência de bares e restaurantes da cidade, com ofertas tradicionais e propostas dos chefs de cozinha que vão dos pratos mais elaborados da alta gastronomia ao aproveitamento de elementos típicos da região, como os frutos do cerrado. Além disso, a Capital se orgulha de possuir cervejaria própria, muito apreciada por moradores e viajantes.


Roteiro com sugestões para quem

quer conhecer e saborear Palmas


Dona Maria Beach

A Orla da Praia da Graciosa tem entre seus bares e restaurantes o movimentado Dona Maria Beach, criado pelo engenheiro florestal Daniel Oliveira, que deixou a profissão para investir em um projeto ousado para a época, quando as praias de Palmas eram ocupadas por quiosques de maior simplicidade. A aposta deu tão certa que o Grupo Dona Maria - uma homenagem à mãe/chef de cozinha - foi ampliado com o Dona Maria Signature, que oferece pratos de sete países, e outra casa na cidade de Gurupi. (@donamariabeach)


Empório Victória

Uma das casas de primeira linha da Capital, o restaurante e empório Victória, localizado na Avenida JK, a caminho da Praia da Graciosa, oferece um ambiente agradável, com almoço executivo e, à noite, jantar a la carte com entradas variadas, saladas, pescados, carnes especiais, sobremesas, pizzas, bebidas para todos os gostos. Uma boa dica é pedir o Menu Degustação, com três entradas e dois pratos principais assinados pelo Chef Robert Neto. (@restaurantevictoria)


Maria Izabel

Natural de Tocantinópolis, ao norte do Tocantins, a chef de cozinha Regiane Cardoso viu sua mãe, Regina Bezerra, criar 14 filhos como cozinheira. Anos depois, com a experiência de um trabalho voluntário para igreja, no qual preparava o prato Maria Izabel para revenda na quermesse, surgiu o desejo de abrir um restaurante de comida regional. Um sonho realizado há cerca de seis anos, e que nas próximas semanas será ampliado com a inauguração de novas instalações em Palmas. No cardápio, pratos à base de insumos muito apreciados localmente, como peixes, chambari, galinha caipira e até jiló servido como ceviche. (@mariaizabelcozinhapalmas)


Távolla

Localizado no coração de Palmas, o Távolla Restaurante reúne pratos para todos os gostos, de entradas apetitosas, como o Croquete de Cambari, passando por carnes especiais, pescados, incluindo pirarucu em várias versões, massas, opções veganas, sobremesas, pratos para paladares infantis, além de boa carta de vinhos e ótimos drinks, oferecendo um bom custo-benefício e bom atendimento. E para os baladeiros, a partir das 22h30, o espaço ganha mais animação com DJ nos finais de semana. (@tavolla_) Na próxima edição daremos continuidade ao tema.






Commentaires


bottom of page