top of page
  • Instagram

Filarmônica Epitácio Pessoa celebra 123 anos de História

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 25 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

Em comemoração aos 123 anos de história e musicalidade da Filarmônica Epitácio Pessoa, completados no último 15 de novembro, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará nesta quarta-feira,17, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, o concerto ‘Filarmônica e Convidados’. Será um espetáculo comemorativo, com um vasto repertório que transitará entre os mais variados estilos musicais.

A centenária Filarmônica Epitácio Pessoa levará ao palco do Teatro Municipal os cantores Augusto de Arruda, Erika Marques, Adília Uchôa, Kessy Lima, Bruno Marques e Stella Alves.


Fundação

A Filarmônica foi fundada em 15 de novembro de 1898, denominada de Filarmônica Campinense, depois passou a ser chamada de Filarmônica XV de Novembro. Os nomes de João Borges da Rocha, Honório Correia ou do Sr. Vigarino, aparecem como sendo, um deles, o primeiro regente. Na década de 1920 foi apelidada de “Sá Zefinha”, devido à presença constante de uma senhora popular, chamada Zefinha, fã incondicional. Sua história se confunde com a própria história de Campina Grande. Tinha como “rival” a Filarmônica Lira da Borborema, regida pelo mestre de banda Severino Atanásio, esta banda foi extinta na década de 1920, mas deixou descendentes de valor musical a exemplo de Hermann Capiba, autor do memorável frevo campinense “Briga de Foice”.

Passou a ser referenciada como Filarmônica Epitácio Pessoa em meados de 1950, quando foi municipalizada, em homenagem ao único paraibano que foi presidente da República do Brasil.


Posts recentes

Ver tudo
NASCEU Aa FEBTUR. SIGA-NOS...

Por Gorgônio Loureiro Qual o motivo para se criar uma nova Associação que possa representar os Jornalistas Especializados em Turismo?...

 
 
 

Comments


bottom of page