Filarmônica Epitácio Pessoa celebra 123 anos de História
- Revista de Turismo PB
- 25 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

Em comemoração aos 123 anos de história e musicalidade da Filarmônica Epitácio Pessoa, completados no último 15 de novembro, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará nesta quarta-feira,17, às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, o concerto ‘Filarmônica e Convidados’. Será um espetáculo comemorativo, com um vasto repertório que transitará entre os mais variados estilos musicais.
A centenária Filarmônica Epitácio Pessoa levará ao palco do Teatro Municipal os cantores Augusto de Arruda, Erika Marques, Adília Uchôa, Kessy Lima, Bruno Marques e Stella Alves.
Fundação
A Filarmônica foi fundada em 15 de novembro de 1898, denominada de Filarmônica Campinense, depois passou a ser chamada de Filarmônica XV de Novembro. Os nomes de João Borges da Rocha, Honório Correia ou do Sr. Vigarino, aparecem como sendo, um deles, o primeiro regente. Na década de 1920 foi apelidada de “Sá Zefinha”, devido à presença constante de uma senhora popular, chamada Zefinha, fã incondicional. Sua história se confunde com a própria história de Campina Grande. Tinha como “rival” a Filarmônica Lira da Borborema, regida pelo mestre de banda Severino Atanásio, esta banda foi extinta na década de 1920, mas deixou descendentes de valor musical a exemplo de Hermann Capiba, autor do memorável frevo campinense “Briga de Foice”.
Passou a ser referenciada como Filarmônica Epitácio Pessoa em meados de 1950, quando foi municipalizada, em homenagem ao único paraibano que foi presidente da República do Brasil.
Comments