FESTURIS COLOCA O BRASL NA ROTA INTERNACIONAL DO TURISMO
- Revista de Turismo PB
- 25 de nov. de 2021
- 3 min de leitura

O FESTURIS 2021 somou mais de 10 mil reuniões agendadas e contou com mais de 8 mil inscritos. Pela primeira vez, o supimpa e internacional evento teve como país convidado a Argentina em 2022.
Foi encerrada com retumbante sucesso mais uma edição histórica do FESTURIS Gramado. Com os corredores movimentados, alegria e emoção nos rostos dos participantes e expositores e, certamente, muitos negócios realizados. A organização do evento aponta que o crescimento em relação a 2020 foi de 64% de maneira geral.

NÚMEROS DO FESTURIS 2021
Na coletiva com a imprensa, que ocorreu no final da tarde do sábado, dia 6, foram apresentados os números desta 33ª edição, além da divulgação da novidade para 2022. Os CEOS do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello comandaram o encontro avaliando que este ano, apesar das dificuldades, o Festival Internacional de Turismo de Gramado superou, e muito, todas as expectativas. Em um espaço de 22 mil metros quadrados foram mostradas as tendências para o turismo no próximo ano, com 1700 marcas expostas, 210 estandes, 15 destinos internacionais representados, além de outras marcas do exterior, mais e 8 mil participantes e mais de 10 mil reuniões agendadas pelos aplicativo FESTURIS.
“Saímos desta edição muito seguros de que o turismo está retomando com força total e, certamente, não mais de 5 anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo, mas que nosso planeta esteja acima de tudo e que seja plural”, afirma Marta.
Para Zorzanello, o encerramento do FESTURIS foi com muito alto astral e clima de renovação. E aproveitou o momento para valorizar o apoio da Semearhis, startup de inclusão social. “Traduzimos a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade, tudo isso faz parte do novo mundo e, cada vez mais, o FESTURIS quer caminhar com esse viés mais humano”, aponta o empresário.
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA
O Secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, na ocasião, relatou a importância dessa parceria. “Estamos muito contentes de poder ser o primeiro país convidado da história do FESTURI. Gramado e Rio Grande do Sul possuem identidades únicas, creio que somos sócios estratégicos e essa parceria é muito bem-vinda. Há uma grande conexão entre esta cidade e o nosso País, e o Brasil é um importante emissor de turistas à Argentina”, finalizou.

A exemplo de feiras de turismo como Fitur, WTM e ITB que sempre buscam um país convidado para seus eventos, o FESTURIS, em 2022, além de ter Gramado - cidade anfitriã, Rio Grande do Sul - estado anfitrião, terá um país convidado que será a Argentina. “Um país que nos acompanha há tanto tempo, nosso vizinho, que é o responsável pelo maior número de turistas estrangeiros para o Brasil, chegou a nossa vez de dar essa contrapartida”, reforça Eduardo.
Marta Rossi complementa o convite lembrando da segunda edição do FESTURIS, quando ela e Silvia Zorzanello, começaram a visitar feiras internacionais para buscarem inspirações e divulgarem o evento. “O Rio Grand do Sul não existia para a Europa, o Estado foi reposicionado no mapa a partir do FESTURIS. Nos vendíamos através da Argentina, nada mais justo ter ele como primeiro País convidado do nosso FESTURIS”, frisa.
IMAGENS DE DESTAQUES DO FESTURIS GRAMADO
IMPACTO ECONÔMICO É FANTÁSTICO

Representando a cidade anfitriã do FESTURIS, o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot avaliou o legado do evento. “Que bom que temos o FESTURIS aqui há 33 anos, é um evento que tem credibilidade e Gramado é um atrativo a parte. Além disso, o impacto econômico é fantástico com a geração de empregos, negócios que se constroem, imprensa com a divulgação. O faturamento não é só no momento do evento, ele perdura”, analisou Tissot. Também esteve presente na coletiva a Secretária de Turismo e Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk e a presidente da Abav-RS Lúcia Bentz.
Conforme Eduardo e Marta, a data do FESTURIS de 2022 será, em princípio, de 3 a 6 de novembro. No entanto, poderá ser alterada em função do calendário de feiras de turismo internacional. Ainda durante a coletiva, o embaixador Luciano Teixeira, da FRT de Porto Alegre, foi premiado porque trouxe o maior número de agentes de viagens ao Festuris.
Nesta edição de 2021, o FESTURIS contou com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol foram as companhias aéreas oficiais, a Brocker foi o transporte vip oficial, a Planalto o transporte terrestre oficial, Prudent e a Transul os parceiros de Biossegurança. O FESTURIS teve o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur. (Fonte Laura Gallas, Assessora de Comunicação do FESTURIS).
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN
Kommentare