A consolidação do turismo como uma das mais importantes atividades industriais brasileiras, incluído entre as 10 primeiras do seu ranking econômico, acaba de ser atestada ao final da 34ª. edição do FESTURIS, realizada entre 3 e 7 de novembro presente, na acolhedora Gramado, no Rio Grande do Sul.
Seus números impressionam: cresceu 120% sobre a edição de 2021, realizada sob o impacto da COVID, e de 16% sobre os da edição de 2019, a última antes da pandemia, que quase destruiu a economia do turismo no mundo inteiro. Com 12.500 inscrições de agentes do mundo inteiro, mais de 40% de destinos internacionais, a exposição de 2.700 marcas e a presença de milhares de jornalistas do mundo, predominantemente os de turismo, mostrou a força da viagem na forma do mundo se relacionar pacificamente, e sua capacidade de se ampliar um clima de paz nessas relações, como o planeta anda precisando.
E sua próxima edição já está marcada para o período de 9 a 12 de novembro de 2023.
É hora do Brasil abrir os olhos para uma dedicação governamental às atividades turísticas, adotando medidas efetivas – mais que os simples discursos sobre suas atividades – para atrair os visitantes, que gradualmente vem eliminando os roteiros brasileiros de suas viagens. Uma das medidas mais reclamadas pelo trade é o da segurança pública, que permite a um turista circular tranquilamente pelas ruas das cidades do mundo inteiro sem o temor de ser assaltado ou de ser eliminado a tiros por bandidos. O Brasil é um dos grandes países com enorme potencial para atração de visitantes que ainda não pôde eliminar essa praga que é a bandidagem solta em suas ruas, nas quais é proibido pela realidade policial até o uso de um aparelho celular nas ruas.
Temos de abrir os olhos para esse fato, que faz com que nosso fluxo de turistas internacionais seja a cada dia menor na relação de crescimento de nossas exportações de turistas.
Temos de dar um basta à criminalidade que atua contra a economia turística para trazer os dólares que os turistas nos trazem.
Hélcio Estrella
Ex Presidente Nacional da Abrajet, Ex presidente da Abrajet São Paulo Diretor e colunista ·
Rrevista financeira Banco Hoje.
Comments