Fatos
- Revista de Turismo PB
- 26 de dez. de 2022
- 4 min de leitura

Prefeitura de João Pessoa
A prefeitura de João Pessoa, por meio da secretaria municipal de Turismo (Setur-JP), retomou com mais intensidade no mês de dezembro, período de alta temporada, as fiscalizações integradas dos prestadores de serviços turísticos na capital. A ação conta com a participação do Governo da Paraíba, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), em integração com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) e a Guarda Civil Metropolitana. As abordagens e blitz acontecem em vários pontos da cidade e rotas de acesso aos atrativos turísticos mais procurados.
PBTUR negocia na Argentina
O Governo do Estado, por meio da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), vai investir pesado em divulgação, capacitação de agentes de viagens promoção de famtour no mercado argentino em ações que serão realizadas junto às principais operadoras de turismo daquele país. Esse é o resultado prático das reuniões realizadas na semana, no Rio de Janeiro, com executivos das operadoras Journeys, New It, Infinitas Travel, Princípios e TourMed.
Quem conhece o ditado, enxugar gelo? Pois é, na Argentina, a situação não está nada boa, não sei se é piada ou verdade, mas, comentam que quem tem animal de estimação, cachorro e gato, está escondendo para não virar guisado.
Já em Pernambuco, Bahia e Fortaleza os empresários e secretários de turismo preferem atravessar o atlântico a procura do turista europeu que, embora a economia naquele continente não esteja na melhor fase mas, ainda compensa trazer o turista.
Quando há profissionalismo há pesquisa e, mediante diversos trabalhos dos secretários de turismo, ficou confirmado que os europeus além de estarem em boas condições financeiras eles são encantado pelo litoral nordestino brasileiro, as grandes agências trabalham Europa porque os pacote negociado, dificilmente eles passam menos de uma semana.
TURISMO
Belezas naturais e desordens
A presença do turista não é muito valorizada pelos órgãos públicos
Citando, mais uma vez, sobre os encantos da cidade de João Pessoa, iniciando com a Avenida Epitácio Pessoa, o Farol na ponta do Cabo Branco, o casario, as Igrejas, o pôr do sol na praia de Jacaré, e a casa da pólvora, que são cartões postais indispensáveis aos turistas que chegam. As praias são de tirar o fôlego: porém, observamos que não há muita preocupação da prefeitura em manter a boa aparência; os proprietários das barracas invadem áreas nos espaços que não lhes pertencem; não há fiscalização além da desordem de cadeira empilhadas; tem o lixo em torno delas, usam sem nenhuma cerimônia.
O centro da cidade seria um tanto atraente se não fosse o tumulto dos ambulantes com suas tendas relaxadas sem padrão definido, de cores variadas e sujas, literalmente sobre as calçadas. As fachadas das vitrines ficam camufladas pelas horrorosas lonas. Segundo comerciantes do local, esse mesmo prefeito, na administração anterior removeu todos os ambulantes para shoppings populares.
Sabemos que João Pessoa é uma cidade histórica onde a arquitetura dominante do casario de estilo europeu, está invisível e a fiscalização ausente.
Voltando as praias, nas proximidades da PBTur, Bahamas, Mercado de Peixe, a área é conhecida como Cracolândia: Drogados, lanceiros e turistas se confundem, qualquer distração se perde um celular ou uma bolsa, e não tem uma interferência policial, mesmo tendo uma Delegacia do Turista, mas, mesmo assim o local é o mais perigoso da orla marítima.

Rede Nord
Promove Palestra
Cerca de 60 colaboradores da Rede Nord Hotels, participaram recentemente no Nord Luxxor Cabo Branco, de uma palestra da profissional de saúde Barbara Kelle da Costa Nunes, enfermeira, com especialização Saúde da mulher, urgência e emergência, além de docência em Saúde da mulher, Primeiros socorros, Ortopedia e Traumatologia, Urgência e emergência UTI.
Na oportunidade, Barbara Kelle abordou o tema em destaque no mês de novembro, que trata dos exames precoces para a descoberta precoce do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.
A Nord já havia feito evento nesse sentido, em Outubro, mês dedicado ao alerta para as mulheres sobre os risco da falta de exames preventivos para o câncer de mama.
Turismo no Brasil
Sem dúvidas a indústria do turismo é fantástica! Imagine se tivéssemos uma completa infraestrutura aeroportuária, hoteleira, rodoviária… onde, principalmente não se explore o turista mais sim o turismo, estaríamos em primeiro lugar no mundo. A exploração é tanta que apenas um sanduíche de pão presunto e queijo no Aeroporto de Foz do Iguaçu, custa absurdos R$ 22,00, compra quem quer e, pior, tem quem compre e, justamente por isso, não se muda a falta de consciência do empresário. Por isso não chegamos ao topo, tanto que, em todo o país até outubro, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo com base em dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o turismo no Brasil já criou mais de 234 mil novos postos de trabalho.

Festival das Cataratas e tradicional feira de turismo e negócios
O otimismo deu o tom dos discursos das autoridades, que reforçaram o momento de plena retomada vivenciado pelo setor, que segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT, fechou o ano de 2022 com 65% dos ganhos do período pré-pandemia. Na realidade local, os números também são animadores. Ainda em outubro, as Cataratas do Iguaçu já haviam recebido mais de um milhão de visitantes, atingindo quase o mesmo nível de 2019, ano em que houve recorde visitação. Já o Complexo Turístico Itaipu está prestes a alcançar 25 milhões de visitantes em sua história, conforme anunciou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalício Risden Júnior.
Fernando Duarte
Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional
Comments