FATOS
- Revista de Turismo PB
- 1 de dez. de 2022
- 4 min de leitura

Destino Paraíba
Empresários comemoram os bons resultados ao longo de 2022, que encerrou, na quinta-feira (03/11), onde o calendário de participação em feiras pelo Brasil, com o término da 34ª edição da Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado.
Empresários da Paraíba que estiveram presentes, concentraram - se em um estande próprio, além da divulgação dos principais pontos turísticos da Paraíba, foram agendadas reuniões com executivos das principais operadoras de turismo do país. As ações continuam com promoções da Paraíba no Brasil inteiro em 2023. Serão reuniões de planejamento com os maiores vendedores de destinos do Brasil e América do Sul.
A presença do destino Paraíba no Festuris Gramado foi importante, porque o evento reúne os principais destinos nacionais e internacionais e com um público bastante qualificado. De acordo com os organizadores, o evento reuniu cerca de 12 mil participantes e 2,5 mil marcas em exposição em uma área total de 24 mil metros quadrados.

Convention Bureau 20 anos de atuação no turismo da Paraíba
A Diretoria do Convention Bureau de João Pessoa, completou duas décadas de atuação no turismo paraibano e, para celebrar essa marca, reuniu autoridades e lideranças do trade turístico na quarta-feira (23 nov), no Hotel SESC Cabo Branco para a cerimônia alusiva a passagem da data e prestar homenagens aos principais parceiros nessa trajetória.
Nascido em 2002 pelo empresário hoteleiro Antônio Jatobá com o objetivo de incrementar o turismo por meio das viagens de negócios, a economia do mercado de eventos e o comércio vem fazendo muito mais nessas duas décadas.
A criação do Convention Bureau da capital paraibana seguiu uma tendência mundial. Consagrada à época na maioria dos principais destinos turísticos, notadamente dos Estados Unidos e da Europa, por meio desses escritórios especializados, promovem de forma técnica, organizada e permanente as cidades, visando à captação de feiras comerciais, congressos e conferências, nacionais e internacionais, principalmente os de caráter associativo, técnico e científico.
O Convention & Visitors Bureau de João Pessoa é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento econômico e social através do turismo de eventos, com atuação na capital paraibana. A entidade objetiva aumentar o fluxo turístico, com economia e agilidade nas ações de captação, promoção, apoio e realização de eventos.
Foto – Alberto Superintendente do Sebrae PB, Daniel Roudrigues Secretario de Turismo do Município e Empresário do grupo Nord Hotéis, Marcus Abrantis Presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Delano Tavares e Rodrigo Pinto presidente do ABIH João Pessoa.

Fórum de Turismo do Brejo
O Fórum de Turismo do Brejo da Paraíba, está levando uma caravana com seis prefeitos da região para Gramado e região das Hortênsias para visitas técnicas e de conhecimento. O grupo também participará da 34ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, que será aberta nesta quinta-feira (3) e segue até sábado (05) com intensa programação, no Centro de Eventos Serra Park.
Conforme Jaime Souza, presidente do Fórum de Turismo, a intenção dessa ação é fazer com que os prefeitos conheçam um destino muito mais preparado do que os da Paraíba, “que tem semelhanças, com uma região fria e rural, desenvolvimento do turismo rural, uma característica nossa, mas muito mais desenvolvida”, afirmou.
No Festuris, segundo Jaime, todos vão participar de palestras, network e estarão divulgando o potencial de cada município. Essa é uma ação pioneira do Fórum de Turismo.
Jaime disse que a ação fará com que os prefeitos conheçam uma realidade mais técnica. “Alguns deles já conhecem a cidade e o evento, mas, nessa ação, terão um maior aprendizado e ver como funcionam as políticas públicas”, setor sempre ausente na logística do turismo.
A ideia da ação surgiu durante a realização do BTM - Brazil Travel Market, realizado em Fortaleza há duas semanas, com 10 prefeitos, dos 17 que integram o Fórum. Mas estarão em Gramado apenas seis gestores em função de outros compromissos em Brasília.

Gol Campina Grande Salvador
A partir do mês de fevereiro de 2023 a cidade de Campina Grande terá mais um voo operado pela Gol Linhas Aéreas. O destino final será a capital baiana, Salvador (aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães). As informações foram confirmadas pela secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
A nova rota terá voos diários e diretos, partindo do Aeroporto João Suassuna. Inicialmente as saídas acontecerão durante as madrugadas e, a partir do mês de abril, passarão a ser operadas no período da tarde. O voo também possibilita ao passageiro a conexão para outros destinos nacionais e internacionais
Com o novo voo, a companhia aérea chega ao total de dois destinos partindo de Campina Grande. A Gol já opera voos diretos da cidade para São Paulo, de segunda a sábado. A aeronave utilizada será um Boeing 737 com capacidade para 186 lugares.
“Há algum tempo que nós já vínhamos visitando as companhias aéreas, buscando ampliar a malha aérea do aeroporto de Campina Grande e João Pessoa. Esse era um voo que já vinha sendo solicitado e é um avanço tanto para os nossos empresários como para o turismo de eventos”, destacou.
Rosália Lucas também lembrou o papel do programa estadual de incremento ao desenvolvimento econômico que, por meio da Secretaria de Estado da Receita, concede benefício fiscal às empresas de transporte aéreo como forma de atrair novos voos para a Paraíba e adiantou a retomada de voo internacional para João Pessoa, que vem da Argentina, a partir de dezembro.
Festival Arte na Usina - Safra 2022
A 8ª edição do Festival Arte na Usina - Safra 2022, que aconteceu na Usina de Arte, em Água Preta, Mata Sul do Estado, dos dias 10 a 13 de novembro. A programação foi gratuita e possibilitou aos visitantes intensa vivência cultural, através de shows, performances, apresentações teatrais, palestras e oficinas. Este ano, o evento teve como tema central “A Cultura Refloresce” e marca a inauguração do Fab Lab Mata Sul - Usina de Arte e do Teatro Aberto Camilo Simões no complexo do equipamento cultural, com apresentação do grupo pernambucano Grupo Magiluth.
O projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, criando um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico-Botânico. Nele, estão instaladas mais de 40 obras de nomes como Regina Silveira, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Juliana Notari, Denise Milan, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Matheus Rocha Pitta, Tulio Pinto, Hugo França, Paulo Bruscky, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.
Fernando Duarte
Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional
Commentaires