top of page
Foto do escritorRevista de Turismo PB

Fatos

João Pessoa anuncia programação São João



A Prefeitura de João Pessoa lançou a programação do São João Multicultural, que acontece desde o dia 12 de junho, com Festival de Quadrilhas Juninas e Concurso de Rainhas Juninas. O evento acontece em diversos polos da cidade, com festival de quadrilhas juninas e shows culturais. Na abertura da programação de shows, no dia 21 de junho, brilhou a paraibana Elba Ramalho e contou ainda com as apresentações de Bell Marques, Matheus Fernandes e Nando do Cordel.

O prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena e os demais secretários durante o lançamento do São João de João Pessoa

De acordo com o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, os festejos reuniram cerca de 35 mil pessoas a cada noite. “É um evento especial, que marca um novo tempo em nossa cidade e celebra a volta dos tão desejados festejos juninos”, destacou Cícero.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o lançamento dos festejos juninos marca um novo momento do turismo da capital, tendo em vista o retorno dos shows, mas, sobretudo, das viagens de lazer. Segundo ele, o São João da cidade entra na disputa para ser o melhor do país e atrair milhares de turistas no período.


Maior São João do Mundo, a volta de Campina Grande

De 10 de junho a 10 de julho, o Brasil se encontra no Parque do Povo, em Campina Grande, para uma maratona de 30 dias de forró. Atrações é o que não faltam. São 500, entre cantores, bandas, trios de forró, grupos folclóricos e quadrilhas juninas.

A programação inclui nomes como: Gusttavo Lima, Santana, Aduílio Mendes, Tom Oliveira, Felipe Araújo, Biliu de Campina, Gustavo Mioto e Elba Ramalho, entre outros, o que segue a tradição de animar a noite de 23 de junho, véspera de São João.

Este ano, o Casamento Coletivo unirá 100 casais sob as bênçãos de Santo Antônio. A cerimônia de caráter civil acontecerá na noite de 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo.

A edição 2022 do Maior São João do Mundo presta homenagem a um dos maiores ícones da música regional nordestina e um dos maiores divulgadores de Campina Grande. O palco da Arena de Shows foi batizado de Palco Genival Lacerda, também conhecido como seu Vavá, O Senador do Rojão. Campinense de nascimento e intérprete de sucessos como Severina Xique Xique; Radinho de Pilha (Ela Deu o Rádio); Galeguim dos Zói Azu; Caldinho de Mocotó; Rock do Jegue, entre outras, o cantor e compositor Genival Lacerda gravou mais de 70 discos, entre LPs e CDs, ao longo de 65 anos de carreira. Em 2020, dias após se recuperar de um AVC, ele se apresentou na live do Maior São João do Mundo, quando também foi homenageado pela Medow Entretenimento e Cultura, empresa organizadora do evento.


Concentração no Parque do Povo

Registrado no calendário de eventos da Embratur como uma das maiores festas populares do Brasil, o Maior São João do Mundo concentra sua programação no Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados, localizada no Centro da cidade.

Para receber os forrozeiros, não só de Campina Grande, mas de todo o Brasil, a estrutura da festa inclui cinco palcos, camarotes, duas ilhas de forró, área para apresentações de quadrilhas, cidade cenográfica com réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, do Cassino El Dorado e do Cine Capitólio, barracas, restaurantes, bares, quiosques e uma fogueira cenográfica com 20 metros de altura. O Parque do Povo conta ainda com a Pirâmide, uma espécie de templo sagrado do forró, onde todas

as noites se apresentam quadrilhas juninas e trios de forró. A programação, no entanto, acontece ainda nos distritos de Galante e São José da Mata, além dos eventos privados realizados na Vila Sítio São João, Spazzio, Vila forró, Casa de Cumpade, Soul João, nos bares e restaurantes.


Locomotiva do Forró

Uma das atrações mais aguardadas dos festejos juninos da Paraíba vai juntar forró pé de serra em trilhos e contemplação do pôr do sol ao som do Bolero de Ravel. A Locomotiva do Forró saiu no sábado (25 último) do Terminal Ferroviário, em João Pessoa, e seguiu em direção à praia do Jacaré, em Cabedelo. Foram cerca de quatro horas de muito forró dentro de cinco vagões especialmente decorados para receber os forrozeiros de todos os recantos do Brasil e do exterior.

Já na concentração, a partir das 13h30, os forrozeiros sentiram o clima de animação, quando foram recepcionados com trio de forró. A Locomotiva do Forró partiu em direção ao Jacaré às 14h. Durante o trajeto, o balançar dos vagões foi um estímulo a mais para que os forrozeiros curtissem o momento ainda mais intensamente, após dois anos sem aquele tradicional rela bucho por conta da pandemia da covid-19.

Ao chegar à Estação Jacaré todos desembarcaram e seguiram para o Parque do Jacaré, local onde a festa continuou. Houve apresentações culturais, comércio de comidas típicas e artesanato, tudo com muita segurança e paz. O encerramento foi bem marcante, quando aconteceu a contemplação do pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, executado pelo músico Jurandy do Sax.

A Locomotiva do Forró é uma parceria entre a agência Nova Turismo, com sede em Campina Grande, e a Prefeitura de Cabedelo, que integrou o passeio ao evento junino da cidade, o “São João do Litoral”. Os ingressos podem ser comprados pelos telefones: (83) 9 9103-9112 e (83) 9 9900-0264 (whatsapp).







Fernando Duarte

Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Turismo lucra com o ambiente e inclusão

Após quase 30 meses de crise, o turismo volta a adquirir a força que perdeu com a pandemia do COVID 19, e deve fechar este ano com um...

Comments


bottom of page