Aos olhos de todos
Na edição de fevereiro, último, a matéria “João Pessoa de hoje”, chamou atenção do leitor da revista que entrou em contato conosco, para comentar sobre as invasões que estão ocorrendo, hoje, em toda cidade nas pracetas, geralmente localizadas em bifurcações. São raras as que não foram invadidas. As calçadas largas também fazem parte do programa dos invasores, que, geralmente começam com barracas de venda de coco, e, como não há fiscalização iniciam a construção de alvenaria. Na avenida Hilton Souto Maior, são 26 barracas instaladas e por incrível que pareça, em frente ao shopping, tem um mine comércio construído pelo prefeito anterior. Existe um projeto na prefeitura de alargamento da rua com adaptação para ciclovia previsto para ser iniciado este ano, com certeza esse ponto comercial vai gerar problema.
Na mata próximo a barreira da Penha também. Seria prudente se a prefeitura através dos fiscais fizesse uma visita nos locais invadidos para saber se essa mata de proteção da barreira na avenida do Santuário, que já perdeu mais de 50% na encosta, está legal ou é invasão. Tem um terreno, onde construíram, um muro com mais de dois metros de altura; se tem autorização? Segundo moradores, todos os terrenos que estão a margem dessa barreira, são invasão, e já viram fiscais no local.
Quadrilhas fazem aquecimento para Maior São João do Mundo
A cidade Rainha da Borborema, conhecida e reverenciada por sua rica tradição cultural, recebeu com grande entusiasmo a reapresentação do Festival de Quadrilhas Juninas, O evento, que faz parte do programa “Campina, São João o Ano Inteiro” visa manter viva a chama das festividades juninas ao longo do ano, celebrou as cores, o brilho e as tradições nordestinas, dando um gostinho para a nossa maior festa, que é “O Maior São João do Mundo”.
No Parque Evaldo Cruz, a abertura do evento, ocorrido no último sábado (16), foi um espetáculo à parte, conduzida pelo renomado Grupo de Cultura Popular Ariús, que fez sua estreia de um trecho do espetáculo “Ariús Canta e Dança o Nordeste” (contrapartida do Edital Biliu de Campina 2024), mostrando a beleza das danças tradicionais que remontam as origens do povo brasileiro.
As quadrilhas e o Forró representam a essência da nossa cultura, celebrando as tradições, os costumes e a rica história do nosso povo. É bom lembrar que a valorização da desse magnifico evento popular deve-se ao saudoso Ronaldo Cunha Lima onde o Cassio Cunha Lima deu continuidade a essa grande festa popular respeitando as tradições de nosso povo. No domingo, 16, o evento começou com muita música ao som de Ananias do Acordeon, que encantou o público com seu forró tradicional, transportando todos para O Maior São João do Mundo.
Em seguida, as apresentações continuaram com as juninas Rojão do Forró, Expressão Junina, Arraiá do 40, Flor de Lampião, Cestinha de Flores e Mistura Gostosa. Mesmo debaixo de chuva, o público foi prestigiar a festa e as quadrilhas deram um show de alegria, com muita dança e tradição.
Fernando Duarte
Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional
Comments