Paraíba um Estado encantador
Quem vem a Paraíba e tem a sorte de encontrar um guia competente para indicar o que há de interessante, conhecerá os municípios com grandes potencialidades turísticas e jamais vai esquecer desse encantador estado.
Na edição 314 do mês setembro de 2014, publicamos uma matéria com o título
“Paraíba Joia Rara”, onde citamos os atrativos de nosso estado. Este tema foi motivado pela falta de divulgação dos órgãos competentes. Os empresários falavam da ausência das autoridades, não existia e nem existe informativos divulgando esse estado maravilhoso. Nessa edição, retomamos o tema com outro título, porém, com o mesmo objetivo; suprir a ausência dos setores responsáveis do Estado.
Vamos iniciar a turnê pelo sertão paraibano, subindo a serra de Teixeira e dar uma parada para um pernoite, ou passar um final de semana diferente em Maturéia, o município escolhido para o início dessa aventura.
O município integra a região metropolitana de Patos, sua população é de aproximadamente 6.500 habitantes. Quem sobe a serra pode conhecer também Taperoá e Teixeira, nome que o município foi registrado, associado ao serrado.
Para ir a Maturéia, pretendendo pernoitar, é necessário agendar com certa antecedência, pois o número de leitos é pouco, mas, programando dá para se acomodar. O diferencial é que a hospedagem é simples, porém, acolhedora. Para aproveitar bem o tempo, uma opção é na Fazenda Hotel, uma fazenda que adaptaram para hospedagem e tem agradado muito quem lá se hospeda, e ao acordar, um copo de leite mugido é bem apreciado. Outra opção é a Eco Pousada. São 80 leitos a disposição, três restaurantes com excelente cardápio regional. Depois de uma boa dormida, um lanche rápido e um boa caminhada por trilhas, retornando ao hotel para um reforçado café matinal. No passeio, uma passadinha no centro, ou, talvez conhecer outro município, e ao término da tarde, admirar o Pôr do Sol, que é de tirar o fôlego. A noite o clima é agradável, sentar na varanda para um bate papo e uma boa dormida.
Já que estão no alto sertão, por que não conhecer o município de Patos? É uma boa pedida. O município está para o estado na quarta colocação em população e desenvolvimento, conta com bons hotéis, como: O Oasis Hotel, Nord Easy Patos, Hotel Fazenda Vale dos Espinhares, Hotel Mundial, e, claro, não podendo deixar de falar no Novo Hotel JK, pioneiro em hospedagem. O JK, é um dos hotéis antigos do Estado, foi inauguração no dia 02 de fevereiro de 1962, o nome JK, foi em homenagem ao ex-presidente da República (Jucelino Kubicheke).
A cidade tem atrativos diversos, entre os mais procurados são: O Parque Religioso da Cruz da Menina, é um local freqüentado por muitos religiosos turistas, Guedes Shopping, Coreto II, Catedral Nossa Senhora da Guia, Mercado Público Central de Patos, Campestre Clube, Patos Shopping, os barzinhos e casa de show. Outras cidades sertanejas como Cajazeiras, Itaporanga e Santa Luzia, também se destacam com seus atrativos, a exemplo das Festas Juninas, Carnaval, Festa da Padroeira do Município, Banhos de Rios e Cachoeiras, etc.
Fernando Duarte
Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional
Commentaires