O Teatro Municipal Severino Cabral celebra 58 anos de história
Em comemoração aos 58 anos do Teatro Municipal Severino Cabral, completados em 30 de novembro último, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu um show comemorativo com a presença de artistas campinenses. A semana celebrativa levou aos palcos do Municipal diversos espetáculos artísticos.
O Teatro Municipal Severino chega aos seus 58 anos de história e poder cultural, com um retorno gradual das atividades, em respeito aos protocolos de combate à pandemia da covid-19. A entrada do público é limitada e os ingressos poderão ser retirados através do link: https://www.sympla.com.br/evento/aniversario-do-teatro-municipal-severino-cabral/1423791 Teatro Municipal Severino Cabral - “Templo das Artes”
O prédio inaugurado em 1963, pelo então prefeito Severino Cabral, tem a marca do arquiteto Geraldino Pereira Duda. O teatro está localizado na avenida Marechal Floriano Peixoto. A arquitetura moderna tem indiscutível importância histórica, artística e patrimonial, e já foi palco de espetáculos nacionais e internacionais: um equipamento cultural de relevância para o segmento artístico-cultural do país.
Possui uma galeria de arte no seu interior, denominada de Galeria Irene Medeiros. O prédio, com capacidade para 700 espectadores, já passou por duas reformas, entre as décadas de 1970 e 1980. Além disso, ainda integra na estrutura física o Mini Teatro Paulo Pontes, com capacidade para até 100 pessoas, pensado para apresentações mais intimistas.
Natal Iluminado: Programação Cultural
Domingo, dia 28 de novembro, aconteceu a terceira edição do calendário cultural dos festejos natalinos no polo denominado ‘Auto Natalino”. A programação, que antes era realizada às sextas-feiras, passou a ser realizada aos domingos, sempre com variadas apresentações culturais, iniciando a partir das 19h.
Artistas, como o cantor Bruno Marques, acompanhado pelo afinado violão do Júnior Araújo, e para animar, um variado repertório, da Música Popular Brasileira. Bruno Marques Elias é natural cidade de São João Do Meriti, no estado do Rio de Janeiro, mas aos 13 anos veio morar em Campina Grande, onde começou sua trajetória musical. Além de cantor e compositor, Bruno também foi vocalista das bandas Garota Assanhada, Forró da Elite, Forró na Manha e Banda Artmanha, da saudosa jornalista Inaldete Amorim.
A programação com um vasto calendário cultural, faz parte das comemorações do Natal Iluminado 2021, durante os meses de novembro e dezembro. Além da STTP, a programação cultural do Natal Iluminado acontecerá nos polos localizados nos seguintes pontos: Monumento Aos Pioneiros, Monumento ao Sesquicentenário (Museu Digital do Sesi), Museu de Arte Popular da Paraíba, Teatro Municipal Severino Cabral, Vila do Artesão, Praça da Bandeira, Distrito de Galante, Feira Central, Distrito de São José da Mata, Gabinete do Prefeito, Distrito de Catolé de Boa Vista e Complexo Habitacional Aluízio Campos.
Natal dos Sentimentos terá atrações para
todos em três pontos da cidade
A cidade de João Pessoa começa a respirar o espírito natalino a partir de sexta-feira (3), quando o prefeito Cícero Lucena abre oficialmente o Natal dos Sentimentos, um projeto que coloca a capital paraibana no calendário nacional de grandes eventos alusivos ao período. Até o dia 26 de dezembro, a população e os turistas poderão participar de uma série de eventos em três polos instalados em cartões postais: no Busto de Tamandaré (Polo do Amor), entre as praias de Tambaú e Cabo Branco; na Praça da Independência (Polo da Esperança); e, no Parque Solón de Lucena (Polo da Alegria).
Durante duas semanas, o Natal dos Sentimentos oferecerá uma programação especial, com muita cultura, gastronomia, entretenimento e surpresas que deixarão o público encantado. A abertura será com a caravana da Coca-Cola, que cruzará as principais vias da cidade, anunciando a festa. O prefeito, quase que simultaneamente, acenderá toda a iluminação natalina, deixando a cidade ainda mais bonita e colorida.
O Natal dos Sentimentos contará com projeção mapeada na fachada do Colégio Pio X, no Polo da Esperança. Serão duas apresentações diárias. Nesse polo haverá ainda apresentações Grupo Imaginart - Musical Jingle Bell, Quinteto de Cordas do Projeto Ação Social pela Música, Cavalo Marinho da Paraíba do Mestre Gasosa, Grupo Arretado Produções - Um Natal Arretado de Bom, Coral Nova Voz, do maestro Hélio Nunes, Lapinha Infantil Nossa Senhora da Penha, da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, Grupo Ballet Popular da UFPB e Quarteto de Cordas do IFPB, sempre em dias alternados.
No Polo da Alegria, as pessoas poderão presenciar shows especiais, com Fanfarras das escolas municipais, fazer pedidos na Árvore Iluminada, além de curtir alguns brinquedos instalados no Parque Solon de Lucena, a exemplo da roda gigante, carrosel, pedalinho, tuk-tuk, trenzinho, bola inflável, desfile natalino, presépio natalino, que terá uma decoração especial. É o local de encontro das famílias e amigos e de contemplação para os turistas. Outra atração do Natal dos Sentimentos é o ‘Ônibus iluminado’, que fará um passeio especial pelo ‘corredor’, entre o Busto de Tamandaré até o Parque Solon de Lucena.
Fernando Duarte
Jornalista - Membro do Conselho da Abrajet Nacional
Comments