FATOS
- Revista de Turismo PB
- 25 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Praia dos Seixas e Penha
Quando a administração pública encara as responsabilidades, o resultado é sempre satisfatório para a população. A Praia dos Seixas e a Penha é um exemplo: em menos de um ano, as ruas foram revestidas de calçamentos; as calçadas, com a mesma velocidade, estarão prontas para as caminhadas, a praça que o prefeito Cicero Lucena recebeu com a placa de início de construção, muito em breve a população local irá receber para desfrutar do espaço. Na Penha, ruas estão sendo pavimentadas; o adro, local de concentração dos religiosos, restaurado, onde a população fará mais uma concentração no dia de sua padroeira
Romaria de Nossa Senhora da Penha

A Romaria de Nossa Senhora da Penha, registra 254 anos de tradição, um acontecimento que sempre consta em seu calendário, no último sábado do mês de novembro. O cortejo sai da Rua das Trincheiras na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Jaguaribe onde a imagem da santa é levada na tarde do sábado e segue nos braços dos fieis até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, na praia de mesmo nome.
A Capela de Nossa Senhora da Penha onde há o encerramento da procissão fica em uma localização privilegiada, onde, de vários locais de cima da barreira é visto o mar, em uma visão panorâmica encantadora.
A Capela, local da missa do evento, foi construída em 1763 pelo português Sílvio Siqueira. Todo ano acontece a Romaria da Penha, uma caminhada de 14 quilômetros que sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e vai até à Capela, na Praia da Penha. A Romaria sempre é realizada no último domingo de novembro.
Um pouco da história do Santuário
O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra em direção à Europa, mas no litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção à Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer um santuário em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratu, hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil em homenagem à santa. Fonte, google.
Comments