O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), publicou recentemente, edital do processo licitatório para a concessão do Centro de Convenções de Pernambuco - Cecon.
A concessão prevê que sejam elaborados e executados projetos necessários à administração, operação, manutenção, exploração comercial e modernização do equipamento por um prazo de 35 (trinta e cinco) anos. Com a finalidade de desenvolvimento da infraestrutura turística de Pernambuco, é prevista a exploração da área interna e externa do Cecon, com adoção de medidas de sustentabilidade, acessibilidade, modernização predial e requalificação. O contrato inclui a presença obrigatória de fornecedores locais na lista de prestadores de serviços a ser constituída pelo futuro concessionário para interessados em realizar eventos no Cecon.
“Pernambuco, especialmente o Recife, já dispõe de grande vocação para o turismo de negócios, sendo líder do Nordeste neste segmento. Com a concessão, o equipamento será modernizado, além de gerido de forma mais competitiva, fomentando o setor, gerando emprego e renda para o Estado”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
A sessão pública da concessão será realizada de maneira inovadora. Pela primeira vez o Estado de Pernambuco fará na B3, em São Paulo, no dia 28 de março próximo, com outorga onerosa inicial de aproximadamente R$ 4,7 milhões, além de outorga variável de 5% incidente sobre o faturamento obtido pelo concessionário
O Auxilio-Família beneficia?
O Auxílio-Família, uma contribuição do Governo Federal para os mais carentes, iniciou nos anos de 1995, como um projeto para atender a preocupação da primeira-dama, Ruth Cardoso, para ajudar os mais carentes.
Interessada em fazer um planejamento organizado e responsável, a Sra. Ruth foi à Dinamarca analisar a participação do governo daquele país, como se dava o auxílio aos necessitados, e constatou um modelo de participação social exemplar. O sistema de lá funciona ainda hoje. Inicia com o cadastro, quando os inscritos tomam consciência que há uma carência de dois anos, tempo suficiente para um cidadão ou cidadã trabalhador(a) conseguir um emprego seja formal ou informal. O programa do governo dinamarquês distribui também preservativo, para o controle de natalidade.
D. Ruth aprovou o funcionamento do auxílio, e de volta ao Brasil, apresentou o projeto social ao então presidente FHC que, em vez de seguir as sugestões apresentadas pela primeira-dama, transformou-o em projeto eleitoreiro. As consequências não foram boas. O programa, uma vez descaracterizado, desde o início não atingiu os objetivos apregoados pela mentora. Logo depois, a sanha devastadora do partido sucedâneo, o PT, levou à cegueira os beneficiados, por sua vez usados como massa de manobra para a manutenção do partido no poder por mais de 14 anos. Em vez dos recursos serem usados de forma a instalar cultura de exercício da cidadania dos menos beneficiados, os donos do poder de então, jogaram-nos na sarjeta da pilantragem levando-os a desprezar potenciais postos de trabalho. Agora, viciados pelas facilidades que lhes foram ofertadas, transformaram-se em verdadeiros párias, sendo difícil conseguir trabalhadores para os serviços no campo e nas cidades.
As perspectivas para o futuro são piores. Os beneficiados, sabendo que podem aumentar a cota gerando filhos, deixam os meios contraceptivos de lado e as barrigas multiplicam-se para todos os lados. É comum ver jovens grávidas, amamentando uma criança, e mais duas ou três mendigando nas farmácias, mercados, ruas. Resultado: homens e mulheres na vadiagem, nos botecos tomando cachaça, e as crianças soltas correndo riscos nas ruas das cidades.
Oferecer um trabalho a algum deles!? A resposta é não. Precisa-se com urgência reformular esse programa.
2° Prêmio Pernambuco de Turismo
O Cais do Sertão sediou a segunda edição do Prêmio Pernambuco de Turismo. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo do Estado e pela Empetur, busca dar visibilidade às boas práticas realizadas no setor nos últimos dois anos.
A premiação contempla 10 categorias com inscrição aberta para todo o trade e a imprensa, a exemplo de “Agência de viagem”; “Empresa de Evento”; “Estabelecimento Gastronômico”; “Equipamento Turístico e Cultural”; “Inovação e Sustentabilidade no Turismo”; “Jornalismo em Turismo”; “Meios de Hospedagem”; Municípios de Destaque no Turismo”; “Turismo Criativo”; e “Turismo Rural e Ecológico”. Também serão homenageadas a Pessoa Amiga do Turismo, Entidade Amiga do Turismo e In Memorian.
Aeroporto do Recife
Pernambuco continua a acumular excelentes resultados no setor da aviação. Após o anúncio dos indicadores extremamente positivos na malha aérea de 2021 - especialmente a de dezembro, que superou em 5% a do período em 2019 -, o destaque agora são os números registrados na movimentação de passageiros do Aeroporto Internacional do Recife-Gilberto Freyre, em novembro.
Dados fornecidos pela administradora do terminal, a Aena, e tabulados pela Unidade de Pesquisa da Empetur, apontam aumento de 6% no total de passageiros chegando e saindo de Pernambuco pelo complexo aeroportuário. Foram 739.312 passageiros no período em 2021, enquanto em 2019, o montante se aproximou de 700 mil - 698.535 visitantes, para ser exato.
Além do terminal Gilberto Freyre, no Recife, outros aeroportos do Nordeste também registraram crescimento no fluxo de passageiros no último mês. Em Salvador, foram registradas 578.066 chegadas e partidas do terminal. Já em Maceió, o equipamento alagoano da capital recebeu 199.995 passageiros.
Festas juninas em Bananeiras, no Brejo da Paraíba
A Melhor Festa junina do mundo. É... parece que o prefeito está disposto a subir no pódio na disputa da melhor Festança. Levando em consideração essa disputa saudável de quem é o maior e de quem é o melhor, Campina Grande, famosa não só nessa disputa, está a 128 km da capital enquanto Bananeiras cidade da melhor cachaça do mundo a famosa Rainha está 72 km de João Pessoa. Ambas vão entrar no calendário das grandes festas juninas do Brasil. Bem pertinho de nós, em Caruaru, tem outra festa disposta a entrar na competição. Campina Grande e Caruaru têm evento com 30 dias de muita festa e grandes atrações nacionais, sem perder a essência do forró raiz.
Na edição anterior comentamos e fui procurar o calendário das duas festas e garantiram que no final de abril vamos divulgar para que os festeiros se programem.
Campina Grande tem um destaque nacional na tecnologia. Nos anos 60 ela já era a maior produtora de agave e algodão, e por ser uma cidade central, a indústria e o comércio sempre superaram o da capital.
Bananeiras pequena, porém aconchegante, a cidade tem a quarta rede hoteleira do Estado, é produtora de banana (razão pela qual adotou o nome), e a cachaça Rainha.
IBGE: Pernambuco
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE no último mês, Pernambuco é, mais uma vez, destaque no ranking entre os que mais cresceram no índice de volume atividades turísticas com ajuste sazonal do País. No mês de outubro, assumimos a vice-liderança da lista, com índice absoluto de 111,5, enquanto a média nacional foi de 78,6. À frente do Estado, apenas Goiás, com 114,5.
No apurado de janeiro a outubro deste ano, entre os Estados do Nordeste, Pernambuco lidera, com índice de 94,2. A Bahia aparece na vice-liderança, com 83,1, e o Ceará, com 70,7, fechando os rankings dos três maiores destinos pesquisados pelo IBGE nos dez meses consolidados de 2021.
No Índice de Receita Nominal com ajuste sazonal, Pernambuco obteve crescimento de 6,1%, de setembro a outubro de 2021. Já em comparação com janeiro a outubro de 2020, o crescimento obtido é de 49,3%. O índice também aponta que o Estado ocupa a quarta posição no ranking nacional, com média de 133,1, ficando atrás de Goiás (142,8), Ceará (134,5) e Bahia (133,7).
Primeira reunião do ano do Comtur
O prefeito Bruno Cunha Lima, de Campina Grande, participou da primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro aconteceu no Sebrae, localizado no bairro do Catolé. Entre as pautas desta reunião estavam as ações planejadas para 2022, como a apresentação dos conselheiros e o calendário turístico de Campina Grande. O encontro é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE).
O Comtur é composto por 18 conselheiros e seus respectivos suplentes. O objetivo do grupo é: incentivar e orientar o turismo em Campina Grande; contribuir para definição da política de turismo; propor a geração, captação e alocação de recursos para ações da área; articular organismos públicos e privados; estudar e promover medidas de difusão do turismo.
Protocolos de acesso
Exigências: a apresentação do passaporte vacinal ou teste negativo para a covid-19. Um lembrete: essa covid já rendeu para seus criadores, 200 bilhões, por enquanto, ainda vem aquele produto que chamam de vacina para ter crédito do povo.
Comments