Um
asileira de Agentes de Viagens. Havia os afiliados como parceiro importante por saber do conceito dos agente para o turismo, e a Associação gozava de prestigio com os governantes e principalmente com as Companhias Aéreas, bem diferente dos dias atuais.
Venho participando desse evento anualmente, sendo o primeiro foi em 1993 como convidado. O evento tinha o nome Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo.
A nossa Revista de Turismo recebeu esse primeiro convite da assessoria de imprensa para participar do evento que aconteceu em Foz do Iguaçu. O convite incluía hospedagem, passagem aérea e o traslado do Hotel ao Centro de Convenções. Lembro-me bem, que fiquei impressionado com o dinamismo do presidente da Abav, na época, o saudoso Tasso Gadzanis e equipe, por organizar um evento de tamanha envergadura, com quatro pavilhões e participação de 36 países. Os congressos daquela época chegaram a ser um dos maiores do mundo, em número e de área ocupada pelos expositores, sob o tema Turismo Desafio do Crescimento. Quem participava do evento, recebia um certificado.
Muitas mudanças aconteceram de lá para cá, a começar pela mudança de nome do evento: hoje é Abav Expo, pavilhões que eram ocupados com expositores reduzidos a apenas um, será ocupado no Centro de Convenções de Recife. O jornalista não tem a quem recorrer para obter informações, tem que pesquisar nas redes sociais que nem sempre tem tudo que precisamos. Por exemplo, enviei um questionário ao setor responsável pela inscrição de jornalista, mas não tive as resposta.
Já a programação promovida pelo governo do estado, está bem atrativa e a Expo Abav pegou carona. Como a Abav Expo, diminuiu consideravelmente o número de participantes, muitos empresários, hoteleiros, municípios, capitais e países, se programaram a ire à BTL, que irá acontecer em Fortaleza no mês de outubro próximo. A nossa Revista já foi convidada.
Comments