Localizada no alto da Serra da Borborema, a 112 quilômetros da capital, João Pessoa, Campina Grande é considerada um dos principais polos industriais do Nordeste e principal polo tecnológico da América Latina, conforme a revista Newsweek. Com uma população de 407.472 habitantes (IBGE/2018), orgulha-se, ainda, de ser um importante centro universitário, contando com cerca de 20 instituições de ensino superior.
Economicamente, representa 15,63% das riquezas produzidas na Paraíba e, segundo a revista Você S/A, Campina Grande é a única cidade do interior que figura na lista das 100 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira. A Gazeta Mercantil, aponta Campina como a cidade mais dinâmica do Nordeste e a sexta do Brasil, sendo apontada, também, como uma das 20 metrópoles brasileiras do futuro. A cidade ainda se destaca pelo turismo de eventos, tendo como produto tipo exportação a festa junina.
Sobre o Maior São João do Mundo
As festas juninas de Campina Grande datam ainda da década de 60 mas, no formato atual, inclusive com a marca O Maior São João do Mundo, existe desde 1983. Naquele ano, na gestão do então prefeito Ronaldo Cunha Lima, foi instalada uma palhoça sobre o chão de barro batido, no terreno conhecido por Coqueiros de Zé Rodrigues.
Com a consolidação da festa e seu súbito crescimento, o espaço foi transformado no que hoje se conhece como Parque do Povo. Inaugurado em maio de 1986, o também conhecido como Quartel General do Forró ganhou uma área coberta para apresentações dos artistas, em forma de fogueira estilizada. A edificação, entretanto, foi confundida com uma Pirâmide e até hoje é conhecida como Pirâmide do Parque do Povo.
Atualmente, O Maior São João do Mundo é o principal evento popular da Paraíba e um dos seis maiores do Brasil, figurando no calendário oficial de eventos da Embratur. Durante 31 dias, a festa projeta, para o mundo inteiro, as tradições nordestinas, destacando a dança, a música, o artesanato, a culinária, a religiosidade e o patrimônio cultural.
As apresentações acontecerão todas as noites, das 19 às 22h, com exceção do dia 12, quando a Pirâmide sedia o Casamento Coletivo. Além disso, 20 quadrilhas juninas estão habilitadas a participar dos Festivais de Quadrilhas Juninas.
O Maior São João do Mundo em Números
31 dias; 2 milhões de pessoas (público circulante estimado para os 31 dias, com base em pesquisa realizada em 2019); mais de 1.000 horas de forró; Cerca de 800 shows; mais de 500 artistas e bandas; mais de 80 trios de forró; 5 palcos; sete portões de acesso; abertura dos portões de segunda a sexta-feira, às 18h; sábados e domingos, às 12h; dois portões acesso camarote (Abertura às 20h); 2 Ilhas de Forró (Seu Vavá e Zé Bezerra); 3 polos de descentralização (Galante, São José da Mata e Vila do Artesão); R$ 300 milhões (valor injetado na economia em 2019); 42,5 mil metros quadrados (área do Parque do Povo); cerca de 400 comerciantes (barracas, restaurantes, quiosques e ambulantes de bebidas e diversos); 285 profissionais de limpeza; 40 catadores de material reciclável; 5 toneladas de lixo/dia (número de 2019); 1,2 tonelada de material reciclável/dia (número de 2019); 50 quadrilhas juninas; 1.500 pessoas envolvidas nas quadrilhas juninas; 3 prédios cenográficos em tamanho natural (Catedral, Telégrapho e Cassino Eldorado).
Comentários