Igreja de Nossa Senhora da Conceição reduto do turismo religioso em Maxaranguape
O município de Maxaranguape, Rio Grande do Norte, importante destino turístico brasileiro, fica situado na rota Norte do litoral potiguar; foi sede da importante reunião do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas, organismo que congrega expressivas entidades oficiais e empresariais.
É importante ressaltar que o Polo Costa das Dunas que tem o ínclito Francisco Câmara Junior como Secretário Executivo, na conjuntura atual, atravessa positiva gestão. Maxaranguape, terra de gente valorosa, receptiva, com seu maravilhoso turismo histórico, religioso, cultural, gastronômico, de praias, lagoas, de natureza e de aventuras é literalmente vocacionada para o turismo marítimo.
FATOS HISTÓRICOS DE MAXARANGUAPE
Barra de Maxaraguape foi desmembrada do município de Touros nos idos de 1958, mas as terras da sesmaria, existentes às margens do rio Moxurungoapé, foram concedidas, em 14 de setembro de 1666, ao então Governador João Fernandes Vieira, representado, no ato, pelo Vigário de Natal, Padre Leonardo Tavares de Melo. Em 1832, existia a pequena povoação habitada por pescadores, possuindo uma capela, em honra a Nossa Senhora da Conceição; escolas e casas de veraneio dos senhores de engenho de Ceará-Mirim.
Maria Erenir Freitas de Lima, popularmente conhecida e estimada como Professora Neri, Prefeita de Maxaranguape, com o Valtércio Santos Pinheiro, Secretário de Turismo, recepcionaram os Conselheiros do Polo Costa das Dunas e convidados participantes da reunião.
Venha conhecer e viver as maravilhas de Maxaranguape
Com a grande estiagem, ocorrida nos anos de 1877 a 1879, Maxaranguape recebeu grande número de sertanejo que chegaram à procura de trabalho, atraídos pelo vale fértil, conhecido, inicialmente, por Boixununguape, banhado pelo rio Perene, que desemboca no Atlântico, no lugar denominado de Barra de Maxaranguape, primeiro nome do município da gente Maxaranguapense. O Distrito foi criado com a denominação de Barra de Maxaranguape pela Lei Estadual nº 884, de 12-11-1953, subordinado ao município de Touros. Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o distrito de Barra de Maxaranguape, figura no município de Touros.Elevado à categoria de município com a denominação de Maxaranguape, pela Lei Estadual nº 2329, de 17-12-1958, desmembrado de Touros.
A FAMOSA PRAIA DE MARACAJAÚ
Há 55 quilometros de Natal, pela BR 101, Maxaranguape tem a famosa praia de Maracajaú, excelente para mergulho, cercada por dunas, coqueirais e lagoas. A grande atração da praia é o banco de corais de águas cristalinas e rica em peixes coralinos, local ideal para a prática do mergulho. Esse banco de corais que fica a 7 quilômetros da praia é chamado de Parrachos. Mergulhar nos bancos de corais de Maracajaú é contemplar um dos mais belos cenários marinhos. Os arrecifes de corais de Maracajaú, ou Parrachos são “points” para iniciantes praticarem Snorkeling. O traslado da praia até os bancos de corais é feito em catamarãs com banheiro e bar â bordo, onde são oferecidos bebidas e petiscos, sendo as especialidades os espetinhos de lagosta, de camarão e de queijo; possui piscinas naturais em alto mar (cerca de 4 milhas da costa). O passeio de barco é uma preferência dos turistas que passam até 12 horas nos Parrachos contemplando o esplendor da natureza.
Uma das atrações do turismo em Maxaranguape é a Árvore do Amor; formada por gameleiras que cresceram entrelaçadas, como se estivessem se abraçando. Além disso, a copa das árvores tem formato semelhante a um coração. O que torna essa união das árvores mais interessante é que, normalmente, as gameleiras se desenvolvem junto com outras espécies de árvores aproveitando dos seus nutrientes, cresceram juntas, formando um belo cenário. O motivo para a Árvore do Amor ter recebido esse nome são lendas e crenças locais. Muitos acreditam que se um casal apaixonado se beijar sob a árvore eles nunca vão se separar, ou se uma pessoa solteira visitar o lugar, encontrará o amor da sua vida. Por isso, é comum ver casais visitando o lugar, tirando fotos e deixando fitinhas amarradas para simbolizar seu sentimento. Se você está à procura de alguém, visite a Árvore do Amor, e seja feliz. (Fontes: Márcia Procópio Rocuet e Charles Domaresq/Flickr)
No município de Maxaranguape ficam os famosos Parrachos de Maracajaú, a cerca de 30 minutos de barco da Praia de Maracajaú
Chegando ao banco de corais, você pode mergulhar nas piscinas naturais cristalinas e calmas. Em média, os passeios duram 2 horas e só podem ser feitos quando a maré está baixa. Embora o passeio seja realizado em alto mar, é possível andar no raso. Então, você pode fazer esse passeio mesmo se não souber nadar. Para ver a beleza da vida marinha dos Parrachos de Maracajaú você pode fazer um mergulho de cilindro ou com snorkel. Como as águas são cristalinas, as duas modalidades de mergulho permitem ver a fauna e a flora marinha da região.
Matriz de Nossa senhora da Conceição em Ceará-Mirim “point” do destino turístico religioso do Rio Grande do Norte
CEARÁ-MIRIM RETOMA OS SEUS FESTEJOS JUNINOS
A programação dos festejos juninos do município de Ceará-Mirim foi divulgada pelo Prefeito Júlio César Soares Câmara, que vem realizando importante gestão.
As comemorações atinentes ao dia de Santo Antônio ocorrerão nos dias 09, 10 e 11 do mês de junho, com apresentações de grupos culturais e folclóricos, trios pé de serra, quadrilha junina matuta, bandas e grupos do município de Ceará-Mirim, a chegada do Trem do Vale, e atrações principais, no fechamento de cada dia no Largo do Mercado Público: Luan Estilizado, dia 9, Henry Freitas, dia 10, e Giullian Monte e Douglas Pegador, dia 11. Todos os eventos são literalmente gratuitos. A organização fica sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Ceará-Mirim, importante destino turístico religioso e cultural do Rio Grande do Norte.
ROTA DE IMPORTANTES EVENTOS
“O povo de Ceará-Mirim pedia muito que as festas fossem realizadas, mas passamos por momento de pandemia - Covid 19, que nos impediu de fazer eventos. Agora, planejamos ótima programação que valoriza literalmente os artistas da nossa terra, e por outro lado, resgata as nossas tradições.
“Estamos esperando pessoas de toda a região do Mato Grande para fazer uma festa bonita, que gera também empregos e rendas” afirmou o Chefe do Executivo, Júlio César Soares Câmara, adiantando que o Largo do Mercado está recebendo recapeamento asfáltico, e em 2023, serão pelos menos três finais de semana de celebrações. Em 2024 todos os finais de semana do mês de junho terão festas com muito forró, colocando novamente Ceará-Mirim na rota dos importantes eventos”, finalizou.
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN
Comments